CulturaMPRJ denuncia Marcinho VP e família por lavagem de dinheiro

MPRJ denuncia Marcinho VP e família por lavagem de dinheiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou à Justiça o notório traficante Márcio Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP, junto a sua família e associados, por envolvimento em crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. O grupo inclui sua esposa, Marcia Gama Nepomuceno, o filho Mauro Nepomuceno, conhecido como Oruam, e outros nove indivíduos.

As operações, que incluíram mandados de prisão e de busca e apreensão, foram realizadas pela Polícia Civil e apontam para uma rede complexa de operações financeiras ilícitas. A 3ª Promotoria de Investigação Penal Especializada detalhou como Marcinho VP, mesmo encarcerado há mais de duas décadas em um presídio federal de segurança máxima em Campo Grande (MS), ainda mantém uma posição de liderança dentro da facção Comando Vermelho, coordenando a movimentação financeira do grupo.

Marcia Nepomuceno, apontada como a gestora financeira do esquema, é acusada de gerenciar enormes volumes de dinheiro em espécie, provenientes do tráfico de drogas, usando para isso a aquisição de estabelecimentos comerciais, imóveis e propriedades rurais como fachada para a lavagem do dinheiro.

O filho do casal, Oruam Nepomuceno, é descrito como um beneficiário direto dos recursos ilícitos, utilizando sua carreira musical como meio para ocultar a origem do dinheiro.

O esquema, conforme descreve o MPRJ, estava estruturado em quatro núcleos distintos: liderança encarcerada, núcleo familiar, suporte operacional e liderança operacional. Cada segmento tinha funções específicas, desde a tomada de decisões estratégicas até a execução direta do tráfico de drogas e gerenciamento do crescimento patrimonial através de métodos ilícitos.

Estas informações reafirmam o compromisso das autoridades em combater o crime organizado, buscando desmantelar redes complexas que operam dentro e fora dos presídios brasileiros. A ação também salienta a importância da integração entre diferentes órgãos de segurança na luta contra a criminalidade organizada e suas ramificações financeiras.

Ministério Público denuncia Marcinho VP, a mulher e o filho Oruam

Agência Brasil

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Atendimento da Semfa em Cachoeiro será das 11h às 17h nesta quarta-feira (24)

A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) de Cachoeiro de...

Polícia Civil prende homem foragido com três mandados por homicídio em Jaguaré

Polícia Civil e PMES Prendem Suspeito de Homicídios em...

Anchieta investe na cultura com novo edital e resultados da PNAB para artistas locais

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Gerência Municipal...

Prefeitura de Cachoeiro autoriza construção da supercreche em Itaoca para educação infantil

Na última segunda-feira (22), a Prefeitura de Cachoeiro de...

Guarda Municipal de Anchieta recebe 25 kits TASER 10 e fortalece segurança pública

A Prefeitura de Anchieta entregou 25 kits do TASER...

Polícia Civil prende homem investigado por homicídio em Guriri, São Mateus

Polícia Civil do Espírito Santo Captura Homem Investido por...

Copa do Mundo: resultados de terça (23) e destaque para CR7

Cristiano Ronaldo Alcança Inédito Marco na Copa do Mundo...

Cachoeiro homenageia Edmar Mothé como Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2026

Na tarde desta terça-feira (23), a Prefeitura de Cachoeiro...

Dólar atinge R$ 5,18 e fecha no maior valor desde março passado

Dólar fecha em alta enquanto Ibovespa apresenta leve recuperação;...