O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de um inquérito para investigar a deputada Carla Zambelli (PL-SP) por suposta coação no curso do processo e obstrução de justiça. A decisão foi tomada após declarações da parlamentar sobre sua intenção de pedir asilo político nos EUA, onde atualmente se encontra.
Moraes considerou que Zambelli pode estar tentando replicar estratégias utilizadas anteriormente por Eduardo Bolsonaro, também deputado do PL-SP, que está nos Estados Unidos enfrentando acusações similares de tentar influenciar ações contra autoridades brasileiras.
Seguindo sua decisão, o ministro ordenou que a deputada preste depoimento à Polícia Federal dentro de um prazo de 10 dias, permitindo que a oitiva seja realizada por escrito. Além disso, solicitou ao Banco Central um relatório detalhando indivíduos que realizaram transferências financeiras via PIX para Zambelli, que promoveu uma arrecadação online após uma condenação pelo STF.
Em uma medida anterior e mais severa, Moraes já havia ordenado a prisão de Zambelli, a inclusão de seu nome na lista de procurados da Interpol e a suspensão de suas contas em redes sociais. Estas ações foram embasadas por um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que argumenta que a fuga da deputada para os Estados Unidos visou evitar a execução de sua condenação no Brasil. Em declarações recentes, Zambelli afirmou que sua saída do país teve como objetivo realizar um tratamento de saúde e que pretende solicitar uma licença do mandato parlamentar enquanto estiver fora.
Esta informação, publicada originalmente pela Agência Brasil, vem em um momento delicado para as relações políticas e judiciais no Brasil, destacando contínuas preocupações com a utilização de manobras legais e políticas por figuras públicas para evitar responsabilidades legais no país.
Moraes abre inquérito para investigar Zambelli por coação e obstrução
Internacional