Incêndio em Subestação Paranaense Causa Apagão em Todo o Brasil, Asegura Ministro de Minas e Energia
Na madrugada desta terça-feira (14), o Brasil enfrentou um apagão que afetou todos os subsistemas do país. O incidente gerou preocupação entre a população e trouxe à tona memórias de apagões históricos, como os de 2001 e 2021. No entanto, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, esclareceu em entrevista que o problema não se deve à falta de energia, mas sim a um incidente na infraestrutura de transmissão, causado por um incêndio em uma subestação no estado do Paraná. Durante a participação no programa “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Silveira destacou a importância de diferenciar o atual problema de situações anteriores que resultaram em cortes de energia prolongados.
“Ainda que a palavra ‘apagão’ cause apreensão, queremos que a população compreenda que temos uma infraestrutura robusta e, hoje, muita energia disponível”, afirmou Silveira. Ele também revelou que o sistema de transmissão do Brasil foi reforçado, com a contratação de 70 bilhões de reais para a construção de novas linhas, o que ampliou a segurança energética em várias regiões do país.
O ministro mencionou que há obras em andamento no Nordeste, voltadas para aumentar a capacidade de transmissão de energia ao Sudeste, além de uma nova ligação entre Manaus e Boa Vista. Essa expansão tem como objetivo garantir uma distribuição de energia mais eficiente e segura. Silveira finalizou dizendo que o Operador Nacional do Sistema reagiu rapidamente ao incidente, graças a um sistema moderno de monitoramento, minimizando os efeitos adversos do apagão.
Não foi falta de energia, mas problema técnico, diz ministro Silveira
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional