Presidente Lula Mobiliza Ajuda Militar para a Venezuela Após Terremoto Devastador
O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, instruiu José Múcio Monteiro, ministro da Defesa, a viajar imediatamente para a Venezuela para avaliar como as Forças Armadas brasileiras podem auxiliar o pais após o devastador terremoto que atingiu na última quarta-feira (24). A ordem foi dada durante um evento da Marinha em Itajaí, Santa Catarina.
O terremoto, com magnitudes de 7.2 e 7.5, concentrou-se principalmente no estado de La Guaira, causando o colapso de muitos edifícios e elevando o nível de destruição na região. Até o momento, foram confirmadas 589 mortes, mas estima-se que o número de desaparecidos ultrapasse 40 mil, segundo dados do site Desaparecidos Terremoto Venezuela, uma iniciativa da sociedade civil para compilar informações extraoficiais sobre as vítimas.
Na sequência das instruções ao Ministro da Defesa, o Presidente Lula solicitou um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do desastre. Esta mobilização enfatiza a solidariedade e a prontidão do Brasil em auxiliar a nação vizinha neste momento de crise extrema.
A colaboração entre o Brasil e a Venezuela em situações de emergência reforça os laços diplomáticos e humanitários entre os dois países. Detalhes adicionais sobre a operação de assistência serão planejados após a visita do Ministro José Múcio Monteiro à Venezuela.
Esta matéria foi atualizada pela última vez em [data de publicação]. Continue seguindo a Agência Brasil para mais informações.
(Imagens incluídas nesta notícia são cortesia de Agência Brasil. As mesmas são meramente ilustrativas e não estão diretamente relacionadas ao evento).
A pedido de Lula, ministro da Defesa irá à Venezuela na próxima semana
Internacional

