20 de outubro de 2025
EducaçãoMEC inicia inscrições para financiar cursinhos populares gratuitos

MEC inicia inscrições para financiar cursinhos populares gratuitos

MEC e Fiocruz lançam Rede Nacional de Cursinhos Populares para apoiar estudantes no Enem

A partir de terça-feira, 22 de abril, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), abrirá as inscrições para a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). A iniciativa tem como objetivo selecionar 130 propostas de cursinhos populares gratuitos que prepararão estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares que possibilitam o acesso às instituições de ensino superior. O edital já está disponível no site da Fiocruz, e as inscrições poderão ser feitas no portal Prosas até o dia 6 de maio, com a divulgação da lista de todos os inscritos programada para 7 de maio no portal do MEC.

A CPOP busca garantir suporte técnico e financeiro a estudantes da rede pública, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, como negros, indígenas e pessoas com deficiência. Para a seleção, terão prioridade os cursinhos que não recebem apoio financeiro direto ou indireto. As propostas submetidas devem alinhar-se às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e ao conteúdo programático do Enem, oferecendo uma carga horária mínima de 20 horas semanais. Além disso, devem incluir atividades complementares voltadas à promoção da saúde e à formação antirracista, anticapacitista e de cidadania.

Segundo o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Hugo Silva, os cursinhos populares constituem "trincheiras de resistência e de luta pela democratização do acesso ao ensino superior". Em um cenário de desigualdade marcante, esses espaços, aliados às políticas de cotas, se tornam fundamentais na construção de estratégias de inclusão na educação superior para jovens das periferias. Silva destaca a urgência da continuidade desses cursinhos e a importância de que se inscrevam no edital da Rede Nacional de Cursinhos Populares para garantir apoio didático, financeiro e de capacitação para os educadores.

O investimento inicial para o ciclo de 2024-2025 será de R$ 24,8 milhões, permitindo que até 5.200 estudantes sejam beneficiados já no primeiro ano. Até 2027, a previsão é que o valor total chegue a R$ 99 milhões, permitindo a participação de aproximadamente 324 cursinhos populares.

Os principais objetivos da Rede Nacional de Cursinhos Populares são fortalecer a atuação de cursinhos pré-vestibulares comunitários, elaborar orientações para o Enem, ampliar o acesso ao ensino superior para grupos marginalizados e contribuir para a ocupação de vagas em instituições federais. Este esforço busca também estimular o interesse dos jovens brasileiros pelo Enem, um exame cuja importância voltou a crescer em 2023.

Colaborou a repórter Daniella Almeida

MEC abre inscrições para apoio e financiamento de cursinhos populares

Fonte: Agencia Brasil.

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

SINE de Anchieta disponibiliza 26 vagas de emprego para novos talentos na cidade

O SINE de Anchieta está oferecendo atualmente 26 vagas...

Governo do ES celebra Dia Nacional da Agricultura e reforça apoio ao agro capixaba

Espírito Santo Celebra o Dia Nacional da Agricultura com...

Rosana Augusto é a nova técnica do time feminino do Palmeiras

Palmeiras Anuncia Rosana Augusto como Nova Técnica da Equipe...

Cachoeiro esclarece sobre venda casada e direitos do consumidor no Município

Você sabia que a prática de venda casada é...

Polícia Civil apreende adolescente envolvido em tráfico de drogas e roubos em Aracruz

Polícia Civil do Espírito Santo Apreende Adolescente por Tráfico...

Christensen desfalca Barcelona e se torna dúvida crucial para Champions League!

Andreas Christensen se torna dúvida para jogo do Barcelona...

Lula anuncia Reforma Casa Brasil para ajudar os “invisíveis”

Em um esforço para endereçar as necessidades habitacionais dos...

Nova Unidade de Saúde de Nova Anchieta é inaugurada dia 22 de outubro.

A Prefeitura de Anchieta dará um passo significativo na...

Encontro em Cachoeiro discute desafios nas políticas públicas de cultura regionais

No último sábado (18), o Palácio Bernardino Monteiro, em...