Ministério da Educação Apresenta Resultados do Enamed: Quase 30% dos Cursos de Medicina têm Desempenho Insatisfatório
Nesta segunda-feira (19), o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que avaliou 351 cursos de medicina em todo o Brasil. O exame, criado com o intuito de avaliar a formação dos estudantes de medicina, revelou que aproximadamente 30% dos cursos avaliados apresentaram desempenho insatisfatório, com menos de 60% dos alunos sendo considerados proficientes. Esta situação acende um alerta sobre a qualidade da formação médica e suas repercussões para a saúde pública no país.
De acordo com as informações apresentadas pelo MEC, os cursos que obtiveram notas insuficientes, pertencentes ao Sistema Federal de Ensino, estarão sujeitos a um processo de supervisão, podendo passar por medidas cautelares, que vão desde a redução de vagas até a suspensão de ofertas via Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O processo será desencadeado para um total de 99 cursos, enquanto instituições da rede pública estadual, distrital e municipal não estão incluídas, visto que são supervisionadas por seus respectivos conselhos e secretarias de educação local.
Após a publicação dos resultados no Diário Oficial da União, as instituições afetadas terão 30 dias para apresentar sua defesa ao MEC, antes que as sanções sejam implementadas. As medidas, que entrarão em vigor até a próxima aplicação do Enamed, prevista para outubro de 2026, serão acionadas conforme a gravidade da situação apresentada em cada curso.
Desempenho por Tipo de Instituição
Os estudantes de instituições federais se destacaram, com uma média de proficiência de 83,1%, seguidos pelos alunos das universidades estaduais, que alcançaram uma média de 86,6%. Por outro lado, os concluintes da rede municipal mostraram o pior desempenho, com uma média de apenas 49,7%. Os alunos da rede privada com fins lucrativos também apresentaram resultados abaixo do esperado, registrando uma média de 57,2%.
O Enamed
Estabelecido em abril de 2025, o Enamed é uma adaptação do Exame Nacional de Avaliação dos Estudantes (Enade), focado especificamente na formação de estudantes de medicina. O exame é obrigatório para a formatura e seu resultado é crucial, pois pode ser utilizado para a seleção nos programas de residência médica do MEC, organizados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).
O MEC disponibilizou uma lista completa com as notas de todos os cursos avaliados em seu site, permitindo que a população tenha acesso às informações sobre a qualidade da formação médica em todo o país.
Veja cursos de medicina que terão sanções por desempenho ruim
Fonte: Agencia Brasil.
Educação

