Aracruz Se Prepara para a 6ª Teia Nacional em 2026: Um Encontro de Cultura e Sustentabilidade
Marataízes, ES – O município de Aracruz, situado no litoral norte do Espírito Santo, foi palco recentemente de um evento que marca o início das ações preparatórias para a 6ª Teia Nacional, programada para 2026. Este encontro tem como proposta fortalecer a Cultura Viva, uma política pública essencial que, ao longo de 21 anos, já certificou mais de sete mil grupos e entidades culturais como Pontos de Cultura em todo o Brasil.
A Teia Nacional se propõe a ser um espaço de articulação e troca de experiências, e a próxima edição convidará os participantes a refletirem sobre a defesa do meio ambiente e do bem viver, em resposta à atual emergência climática. Os Pontos de Cultura, com sua diversidade cultural e saberes ancestrais, são considerados fundamentais para a construção de um Brasil mais justo e sustentável.
Esta edição da Teia Nacional será histórica, por ser a primeira a acontecer fora de uma capital e em território indígena. Aracruz destaca-se por abrigar a maior população indígena em aldeias do Espírito Santo, com as etnias Tupiniquim e Guarani.
O evento, que deverá reunir mais de cinco mil participantes, contará com uma programação diversificada que inclui:
- Um festival com mais de 100 atrações de Pontos de Cultura de todos os 26 estados e do Distrito Federal.
- Palestras, debates, oficinas, rodas de conversa, encontros setoriais e redes culturais.
- Acampamento do Bem Viver.
- Feira de Economia Solidária, exibindo produtos de todo o Brasil.
- 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura.
No lançamento das preparações, prestigiaram a cerimônia o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; a Ministra da Cultura, Margareth Menezes; e o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha. Estiveram presentes também prefeitos, secretários municipais, representantes de Pontos e Pontões de Cultura, lideranças de movimentos sociais e culturais, ativistas dos direitos dos povos originários, além de membros das aldeias indígenas locais.
As expectativas para a 6ª Teia Nacional em Aracruz são altas, com a promessa de valorização cultural e promoção do desenvolvimento sustentável em um espaço que já é referência na preservação e respeito à cultura indígena.