24.3 C
Itapemirim
sábado 27 abril 2024

Luzes Pela Vida: show de drones marca inauguração da Ciclovia da Vida e ampliação da 3ª Ponte

Governo ESLuzes Pela Vida: show de drones marca inauguração da Ciclovia da Vida e ampliação da 3ª Ponte


No final da tarde desse domingo (27), o Cais das Artes brilhou com o Festival Luzes Pela Vida. O evento, promovido pelo Governo do Estado e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) reuniu a população capixaba na comemoração dos 34 anos da Terceira Ponte, completados no último dia 23, e com a inauguração da Ciclovia da Vida e das obras de ampliação da Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça.

A chuva não diminuiu o brilho do evento, que contou com a presença do governador Renato Casagrande; da primeira-dama do Estado, Maria Virginia Casagrande; do presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro; de autoridades e cidadãos locais.

A fachada do Cais das Artes recebeu uma projeção especial, com imagens do arquiteto Paulo Mendes da Rocha e seu projeto de concepção deste edifício; de ícones e pontos turísticos do Estado, como as Cinco Pontes, Pedra Azul e a Terceira Ponte. O vídeo também fez uma homenagem à Detinha Son, cicloativista que dá nome à Ciclovia da Vida. Foram exibidas imagens de arte abstrata entre outras.

No palco, uma apresentação de um grupo de balé com LEDs, encantou em um espetáculo inovador de luzes e movimento. A programação também incluiu um show de águas dançantes iluminadas.

O ponto alto da noite foi a apresentação coreografada de 150 drones que pintaram o céu com imagens alusivas ao Espírito Santo, como a bandeira estadual, o Convento da Penha, a Terceira Ponte, as barcas do Aquaviário, o Transcol e uma bicicleta, novo modal incorporado ao trânsito na via. A mensagem de valorização à vida foi transmitida de maneira emocionante e a apresentação encerrou com a frase presente na bandeira do estado: “Trabalha e Confia”.

A noite foi encerrada com um show pirotécnico que iluminou a Terceira Ponte e uma deslumbrante cascata de fogos de artifício que se originou na Ciclovia da Vida. O evento também foi transmitido ao vivo pela TVE, permitindo que ainda mais pessoas participassem dessa celebração única.

“Para tudo há um caminho a ser percorrido. Estamos no Cais das Artes, que há algum tempo era um monumento da ineficiência da gestão pública, mas que hoje vive uma nova realidade. Nós resolvemos a situação que envolvia o contrato e estamos retomando as obras para que esse seja um local de destaque na área cultural. Gosto de realizar e de enfrentar os desafios. Estamos tendo a oportunidade de construir caminhos importantes para os capixabas. Entregar a Ciclovia da Vida e a ampliação da Terceira Ponte é uma alegria”, afirmou o governador.

Casagrande prosseguiu: “Muitas pessoas não acreditaram [nas entregas] e eu as entendo, pois existem tantas promessas ditas por outros que não são cumpridas. Falaram ainda que a Ciclovia da Vida não daria certo, que não caberiam três faixas em cada sentido da ponte e a gente vai lá e faz! Mostra que é possível. Na semana passada, entregamos o Aquaviário que era um sonho dos capixabas. Muita gente fazia piadinha de que não voltaria e voltou. Obras dessas exigem coragem, porque não são fáceis. A coragem é o principal valor de uma pessoa. Se falta coragem, todas as outras características caem por terra. Coragem não é a ausência de medo, mas com bom embasamento técnico, vamos adiante.”

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, também expressou sua alegria ao entregar à população capixaba essas importantes obras de mobilidade. “A ampliação da Terceira Ponte e a implementação da Ciclovia da Vida foram projetadas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Estamos promovendo a vida, oferecendo uma nova opção para a travessia entre Vitória e Vila Velha, priorizando o transporte público e aumentando a capacidade operacional da ponte”, pontuou.

“Essas são obras muito esperadas pelos capixabas, que merecem esse presente do Governo do Estado. Certamente, elas contribuirão para a mobilidade urbana, a segurança e o fortalecimento do turismo e do comércio”, comentou o presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, Idalberto Moro.

O Festival Luzes Pela Vida foi realizado com o apoio da Federação das Empresas de Transportes do Estado do Espírito Santo (FETRANSPORTES), GVBus, Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo (SETPES), ArcelorMittal, Sincades e EDP.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Semobi
Karla Danielle Secatto
(27) 3636-9617 / 99697-6783
comunicacao@semobi.es.gov.br

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas