EconomiaLula: Fome é questão política, não econômica, diz em Roma.

Lula: Fome é questão política, não econômica, diz em Roma.

Lula Enfatiza Dimensão Política da Fome Durante Fórum Mundial da Alimentação

Após sua participação no Fórum Mundial da Alimentação, realizado em Roma, na segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou a necessidade de encarar a fome não como um problema econômico, mas político. Durante coletiva de imprensa, Lula destacou que a solução para a fome global está intimamente ligada ao interesse e à determinação dos governantes em promover políticas efetivas. “Se houver interesse político dos governantes do mundo inteiro, se encontrará um jeito de colocar o café da manhã, o almoço e a janta para o povo pobre do mundo inteiro”, afirmou.

O presidente criticou a disparidade entre os gastos em armamentos e a necessidade de combate à fome, ressaltando que os países ricos investem cerca de US$ 2,7 trilhões em armamentos. Ele exemplificou que um investimento de apenas 12% desse montante, cerca de US$ 300 bilhões, seria suficiente para alimentar 763 milhões de pessoas que atualmente enfrentam a insegurança alimentar. Lula enfatizou que a questão da fome requer uma mudança na percepção global, que deve avançar de uma simples produção de alimentos para a garantia de que esses alimentos cheguem às pessoas necessitadas e que elas tenham renda suficiente para acessá-los.

A indignação da sociedade em relação à fome, segundo Lula, é um fator crucial para fomentar ações concretas. Ele afirmou que a capacidade técnica para produzir alimentos é amplamente suficiente, uma vez que a produção atual é quase o dobro do necessário para alimentar a população mundial. “Não basta produzir, é preciso consumir, é preciso chegar até as pessoas”, destacou.

Por fim, o presidente reafirmou seu compromisso de discutir a desigualdade em diversos fóruns internacionais. “O mundo é desigual porque a economia, tal como é pensada, leva à um mundo desigual”, declarou, deixando claro que temas como desigualdade racial e de renda também serão pautas frequentes em suas intervenções.

Agência Brasil

Vídeo relacionado: Assistir no YouTube

Lula diz que fome não é problema econômico, mas político

Fonte: Agencia Brasil.

Economia

spot_img

Top 5

Confira Mais

Santos brilha no segundo tempo e vence Vasco por 3 a 0 no Brasileirão

Santos Respira na Luta Contra o Rebaixamento ao Vencer...

Candidatos a presidente iniciam campanha nos seus redutos eleitorais

O início oficial das campanhas eleitorais nas ruas do...

Inscrições para o Vestibular da Fuvest começam segunda-feira.

Universidade de São Paulo Abre Inscrições para o Vestibular...

Pesquisadores redescobrem plantas raras que estavam extintas há 30 anos

Redescoberta de Plantas Raras Revitaliza Esperança de Preservação da...

Nordeste ganha projeto para potencializar economia verde regional

Um novo projeto ambicioso conhecido...

Abraços nas campanhas eleitorais: votos em jogo e riscos à saúde

No início da campanha eleitoral no Brasil, o tradicional...

Secas globais provocam debate urgente na COP17 sobre soluções

Seca Avança Sobre Regiões Antes Consideradas Seguras e Mobiliza...

Prefeitura de Cachoeiro lamenta a morte do soldado Paulo Henrique Carvalho Faccin

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim lamenta profundamente a...

Fluminense vence Palmeiras de virada e encerra jejum no Brasileirão

Fluminense encerra jejum e vence Palmeiras em partida eletrizante...