Lula e Pedro Sánchez discutem acordo Mercosul-União Europeia e questões internacionais em encontro telefônico
Na última sexta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, abordando a expectativa pela assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia, prevista para dezembro, durante a Cúpula do Mercosul que acontecerá em Brasília. Durante o diálogo, os líderes ressaltaram o caráter estratégico desse acordo em um cenário global marcado por guerras tarifárias e crescente desordem no sistema multilateral de comércio.
Ambos os presidentes destacaram a importância histórica da Conferência Internacional voltada para uma solução pacífica na questão da Palestina. Além disso, Lula e Sánchez manifestaram preocupação com as “graves violações do direito internacional humanitário em Gaza”. O lanche velado às atrocidades relatadas na região, especialmente o deslocamento forçado da população e as tentativas de Israel de ocupar territórios palestinos, foram pontos centrais discutidos ao longo da conversa, conforme informou o Planalto.
O encontro entre Lula e Sánchez está agendado para ocorrer em Nova York, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, onde os líderes deverão discutir outros tópicos relevantes no âmbito das relações internacionais e cooperação mútua.
Posteriormente, nesta quinta-feira (18), Lula também se comunicou com o Emir do Catar, Xeique Tamim Bin Hamad Al Thani. Na conversa, o presidente brasileiro expressou solidariedade em relação ao ataque aéreo de Israel em 9 de setembro, que afetou áreas residenciais na capital Doha. Lula demonstrou apreensão sobre a possibilidade de que tal ataque comprometa os esforços do Catar para a libertação de reféns, no contexto dos conflitos entre Israel e Hamas. O presidente brasileiro reiterou seu apoio à criação de um Estado palestino em paz e segurança, coexistindo ao lado de Israel, reforçando a posição do Brasil em favor de uma solução diplomática e pacífica.
A expectativa em torno do acordo Mercosul-União Europeia é alta, com análises apontando que sua efetivação poderia impactar a economia brasileira em até US$ 79 bilhões, o que destaca não apenas a importância do acordo no fortalecimento das relações comerciais, mas também na busca de novos mercados para produtos brasileiros em um cenário global desafiador. O governo brasileiro reafirma seu compromisso com o comércio justo e sustentável, buscando parcerias que respeitem os direitos humanos e promovam o desenvolvimento socioeconômico.
Lula conversa com presidente espanhol sobre Mercosul-UE e guerra
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional

