Lula em Kuala Lumpur: Apelo por Liderança Global e Parcerias com a Malásia
Na madrugada deste sábado (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma série de declarações impactantes durante sua visita a Kuala Lumpur, na Malásia. Em um evento ao lado do primeiro-ministro Anwar Ibrahim, Lula destacou a urgente necessidade de lideranças globais para enfrentar crises como guerras e a fome que assolam o mundo. Segundo ele, “um dos problemas do mundo é a falta de lideranças para conter as guerras e a fome”, reforçando que, sem tal liderança, “tudo que é de pior pode acontecer”.
Lula criticou abertamente o conflito entre Ucrânia e Rússia, além de classificar a situação na Palestina como um genocídio, chamando atenção para a desumana utilização da fome como instrumento de tortura. O presidente enfatizou que esses problemas, assim como os desastres ambientais, decorrem da falta de governança global eficaz. Ele lamentou que instituições como o Conselho de Segurança da ONU já não exercem sua função de maneira adequada, implicando que a falta de ações coordenadas tem permitido que conflitos se perpetuassem.
No que diz respeito ao meio ambiente, o presidente brasileiro expressou sua preocupação em relação à responsabilidade dos países em preservar o planeta. “Como é que nós vamos evitar que o planeta possa ser destruído, se nós sabemos o que está destruindo o planeta e não tomamos atitude para isso?”, questionou Lula, antecipando a importância da Conferência das Partes (COP30), que ocorrerá em Belém, e que segundo ele, será “a COP da verdade”.
Colaboração Brasil-Malásia
Durante sua visita, Lula também destacou que as parcerias com a Malásia vão além do comércio, que atualmente gira em torno de US$ 5,8 bilhões anuais. O presidente mencionou acordos de cooperação nas áreas de ciência e tecnologia, indicando um novo patamar nas relações bilaterais, uma vez que não houve visitas de presidentes brasileiros ao país asiático nas últimas três décadas. “Eu não vim aqui apenas com o interesse de vender ou com o interesse de comprar. Nós temos possibilidade de mudar o mundo, de fazer com que as coisas sejam melhores”, afirmou.
Além disso, Lula defendeu a importância do humanismo em tempos em que a tecnologia, como os algoritmos, podem desumanizar as relações. “Precisamos de mais comida e menos armas”, reiterou, enfatizando a necessidade de paz e do comércio justo.
O primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, elogiou Lula e anunciou que ele será agraciado com o título de doutor honoris causa pela Universidade Nacional da Malásia. Anwar ressaltou a força da amizade entre os dois países e a certeza de que trabalharão juntos em diversas áreas.
O evento foi uma oportunidade para reforçar não apenas a relação diplomática, mas também o compromisso de ambos os líderes em promover mudanças significativas em um planeta marcado por desigualdades e conflitos.
Problema do mundo é ausência de lideranças , diz Lula na Malásia
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional

