10 de fevereiro de 2026
InternacionalLula afirma que falta de liderança é o principal problema global

Lula afirma que falta de liderança é o principal problema global

Lula em Kuala Lumpur: Apelo por Liderança Global e Parcerias com a Malásia

Na madrugada deste sábado (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma série de declarações impactantes durante sua visita a Kuala Lumpur, na Malásia. Em um evento ao lado do primeiro-ministro Anwar Ibrahim, Lula destacou a urgente necessidade de lideranças globais para enfrentar crises como guerras e a fome que assolam o mundo. Segundo ele, “um dos problemas do mundo é a falta de lideranças para conter as guerras e a fome”, reforçando que, sem tal liderança, “tudo que é de pior pode acontecer”.

Lula criticou abertamente o conflito entre Ucrânia e Rússia, além de classificar a situação na Palestina como um genocídio, chamando atenção para a desumana utilização da fome como instrumento de tortura. O presidente enfatizou que esses problemas, assim como os desastres ambientais, decorrem da falta de governança global eficaz. Ele lamentou que instituições como o Conselho de Segurança da ONU já não exercem sua função de maneira adequada, implicando que a falta de ações coordenadas tem permitido que conflitos se perpetuassem.

No que diz respeito ao meio ambiente, o presidente brasileiro expressou sua preocupação em relação à responsabilidade dos países em preservar o planeta. “Como é que nós vamos evitar que o planeta possa ser destruído, se nós sabemos o que está destruindo o planeta e não tomamos atitude para isso?”, questionou Lula, antecipando a importância da Conferência das Partes (COP30), que ocorrerá em Belém, e que segundo ele, será “a COP da verdade”.

Colaboração Brasil-Malásia

Durante sua visita, Lula também destacou que as parcerias com a Malásia vão além do comércio, que atualmente gira em torno de US$ 5,8 bilhões anuais. O presidente mencionou acordos de cooperação nas áreas de ciência e tecnologia, indicando um novo patamar nas relações bilaterais, uma vez que não houve visitas de presidentes brasileiros ao país asiático nas últimas três décadas. “Eu não vim aqui apenas com o interesse de vender ou com o interesse de comprar. Nós temos possibilidade de mudar o mundo, de fazer com que as coisas sejam melhores”, afirmou.

Além disso, Lula defendeu a importância do humanismo em tempos em que a tecnologia, como os algoritmos, podem desumanizar as relações. “Precisamos de mais comida e menos armas”, reiterou, enfatizando a necessidade de paz e do comércio justo.

O primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, elogiou Lula e anunciou que ele será agraciado com o título de doutor honoris causa pela Universidade Nacional da Malásia. Anwar ressaltou a força da amizade entre os dois países e a certeza de que trabalharão juntos em diversas áreas.

O evento foi uma oportunidade para reforçar não apenas a relação diplomática, mas também o compromisso de ambos os líderes em promover mudanças significativas em um planeta marcado por desigualdades e conflitos.

Problema do mundo é ausência de lideranças , diz Lula na Malásia

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Temporada de Areia 2026: Vôlei de Areia e Beach Tennis em Cachoeiro de Itapemirim

A Temporada de Areia 2026 chega à sua fase...

Manchester City mira Wesley por R$ 310 milhões; Flamengo vê chance de lucrar!

Manchester City Planeja Investimentos Futuros com Foco em Wesley,...

Caminhada Litorânea de Piúma: Participe do percurso do Ághá ao Gambá!

Prefeitura de Piúma promove 2ª Caminhada Litorânea do Ághá...

Polícia Civil prende mulher por maus-tratos a criança de 4 anos em Vitória

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Mulher Suspeita de...

Governo do ES lança imunização contra Vírus Sincicial em crianças vulneráveis

Início da Imunização Contra o Vírus Sincicial Respiratório em...

Estados precisam criar 600 mil vagas até 2026 para abater dívidas

Educação Profissional e Tecnológica: Estados devem ampliar 600 mil...

Veteranos se destacam na disputa por vagas na Assembleia em Guarapari

Zé Preto se destaca como o deputado estadual mais...

Cachoeiro registra aumento de 12,6% no número de Microempreendedores Individuais em 2025

Cachoeiro de Itapemirim celebra um avanço significativo no empreendedorismo...

Haddad sugere fusão de benefícios sociais para novo modelo assistencial

Ministro da Fazenda defende nova arquitetura para despesas sociais...