1 de julho de 2025
MPC-ESLuis Henrique Anastácio da Silva é reconduzido ao cargo de procurador-geral do...

Luis Henrique Anastácio da Silva é reconduzido ao cargo de procurador-geral do MPC-ES para o biênio 2022/2023

[og_img]

Luis Henrique Anastácio da Silva assumirá o comando do MPC-ES pela quarta vez

O procurador Luis Henrique Anastácio da Silva foi reconduzido ao cargo de procurador-geral do Ministério Público de Contas do Espírito Santo (MPC-ES), conforme nomeação publicada nesta segunda-feira (20), no Diário Oficial do Espírito Santo, por meio do Decreto 2760-S. Ele tomará posse em fevereiro de 2022, em data ainda a ser definida, para comandar o órgão ministerial no biênio 2022/2023.

Anastácio da Silva compôs a lista destinada à escolha do procurador-geral do MPC-ES para o biênio 2022/2023 juntamente com o procurador Heron Carlos Gomes de Oliveira. A lista foi entregue ao presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Rodrigo Chamoun, no último dia 2, e remetida posteriormente ao governador Renato Casagrande, a quem coube a nomeação do procurador-geral.

“Agradeço a nomeação e vamos trabalhar para que no próximo biênio possamos continuar avançando nos relacionamentos institucionais e no enfrentamento dos desafios decorrentes da pandemia, para que o Ministério Público de Contas tenha uma atuação exitosa”, resumiu Anastácio da Silva, que foi nomeado para o quarto mandato como procurador-geral do MPC-ES.

O MPC-ES atua como fiscal da lei no âmbito do TCE-ES e é composto por três procuradores, aprovados em concurso público de provas e títulos. O procurador-geral é escolhido dentre seus integrantes para um mandato de dois anos, sendo permitida uma recondução.

Além de dirigir o órgão ministerial, o procurador-geral tem entre as suas atribuições: presidir o Colégio de Procuradores; representar o Ministério Público de Contas no seu relacionamento externo; celebrar convênios com os órgãos municipais, estaduais e federais para atendimento das necessidades da instituição; participar das sessões do TCE-ES; e delegar competência aos demais procuradores.

Currículo
Natural do Rio de Janeiro, Anastácio da Silva é o atual procurador-geral do MPC-ES, órgão em que atua como procurador desde março de 2010, quando suas atividades no Espírito Santo tiveram início. Ele já exerceu o cargo de procurador-geral por outros dois biênios, além do atual, no período de 2012 a 2015.

Ele é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e iniciou a carreira no serviço público como técnico do Tesouro Nacional, na Delegacia da Receita Federal no Rio de Janeiro, onde atuou por uma década. Deixou o cargo público para exercer a advocacia, atividade que desempenhou até 2006, quando foi aprovado em concurso público para auditor fiscal da Receita Estadual do Espírito Santo, órgão onde atuou até a aprovação no concurso para procurador do Ministério Público de Contas.

Fonte: Ministério Público de Contas do Espírito Santo – MPC-ES.

Top 5

Confira Mais

IPACI convoca servidores de Cachoeiro para Assembleia e eleições online em 2025

O Instituto de Previdência do Município de Cachoeiro de...

Polícia Civil prende três por homicídio em operação conjunta em Vitória

Polícia Civil do ES conclui investigação de homicídio em...

Conflito Israel-Palestina é tema do DR com Demori e professor da PUC-SP

Conflito Israel-Palestina em Foco no Programa “DR Com Demori” O...

Governo do ES atualiza vacinação: Meningite em bebês agora com ACWY

Mudanças no Esquema de Vacinação contra Meningite no Brasil A...

Real Madrid pode explorar juventude da Juventus para brilhar no Mundial de Clubes

Quando será o duelo entre Real Madrid e Juventus? O...

Polícia Civil Realiza 12ª Fase da Operação Fragmentum em Vila Velha

Polícia Civil do ES Realiza 12ª Fase da Operação...

Prefeitura de Piúma orienta: como combater o Caramujo Africano e proteger a saúde.

Prefeitura de Piúma Alerta sobre o Caramujo Africano: Cuidados...

Gastos com supersalários no Judiciário sobem 49,3% em 2024

Supersalários no Judiciário crescem em ritmo acelerado, revela estudo Os...
- Advertisement -spot_img