Acordo de Livre Comércio entre UE e Mercosul Avança Após 25 Anos de Negociações
O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, e diversos setores empresariais celebraram, nesta sexta-feira (9), a conclusão provisória das negociações do acordo de livre comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, um desfecho esperado após 25 anos de conversas. Contudo, o Conselho da União Europeia ainda não fez um anúncio oficial sobre a assinatura do tratado. Em sua conta na rede social X, Merz descreveu o acordo como “um marco na política comercial europeia”, sublinhando que “isso é bom para a Alemanha e para a Europa, mas 25 anos de negociações foram muito longos – precisamos avançar mais rápido”.
Na contramão da celebração, a ministra das Relações Exteriores da Áustria, Beate Meinl-Reisinger, que se manifestou a favor do acordo apesar de seu país ter votado contra a iniciativa, destacou o suporte crescente entre os Estados-membros da UE. “Estou emocionada! Finalmente, há uma maioria para [a assinatura] do acordo com o Mercosul”, escreveu. Em sua declaração, ela reafirmou a importância do fortalecimento das relações comerciais da Áustria, especialmente com novos parceiros globais como a Índia.
Entretanto, a posição contrária de alguns países, incluindo Polônia, França, Hungria e Irlanda, foi expressa pelo ministro polonês da Agricultura, Stefan Krajewski, que lamentou a falta de consenso e pediu mecanismos legais para proteger o setor agrícola polonês das consequências do acordo. A opinião crítica sublinha a tensão entre setores produtivos e a busca por maior integração comercial.
Paralelamente, a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (Acea) considerou a maioria dos Estados-membros favorável ao acordo como “um momento marcante”. A entidade defendeu que o tratado poderá reduzir as tarifas sobre os automóveis da UE, além de resolver obstáculos técnicos ao comércio e fortalecer as cadeias de abastecimento de matérias-primas essenciais.
Os próximos passos incluem o voto formal dos Estados-membros da UE até as 17h (13h, em Brasília) desta sexta-feira, com pelo menos 15 países já manifestando apoio. Se confirmado, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, poderá viajar ao Paraguai na próxima semana para formalizar o acerto com o Mercosul, que abrange Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Contudo, ainda será necessária a aprovação do Parlamento Europeu para que o acordo entre em vigor.
Líderes europeus comemoram aprovação provisória de Acordo UE-Mercosul
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional

