InternacionalBrasil critica demolição de sede da ONU em Jerusalém Oriental

Brasil critica demolição de sede da ONU em Jerusalém Oriental

Governo Brasileiro Condena Demolição de Sede da UNRWA em Jerusalém Oriental

O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), expressou veemente condenação à demolição da sede da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA), ocorrida em Jerusalém Oriental, oficialmente considerado território palestino. A demolição, determinada por autoridades israelenses, teve início na última terça-feira (20) e seguiu uma legislação aprovada pelo parlamento de Israel no final do ano passado, que autoriza o corte de água e eletricidade no prédio, além da expropriação de imóveis da agência.

Em nota pública, o Itamaraty destacou que tais ações representam uma “flagrante violação do direito internacional, incluindo o direito internacional humanitário e a Convenção sobre Privilégios e Imunidades das Nações Unidas”. O governo brasileiro enfatizou ainda que essas medidas contrariam pareceres da Corte Internacional de Justiça, que ressaltam as obrigações de Israel em relação ao território palestino ocupado e sua falta de jurisdição sobre Jerusalém Oriental.

Philippe Lazzarini, comissário-geral da UNRWA, classificou a demolição como um “ataque sem precedentes” às Nações Unidas, afirmando que suas instalações são protegidas por convenções internacionais. Lazzarini também mencionou incêndios criminosos que atingiram as instalações da agência, associados a uma “campanha de desinformação em larga escala” promovida por Israel. Em resposta, o Itamaraty reafirmou seu compromisso com a continuidade das atividades da UNRWA, que atende aproximadamente 6 milhões de refugiados palestinos em diversas regiões, como a Faixa de Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Líbano e Síria.

A situação ressalta um embate complexo entre as ações israelenses e as normas internacionais destinadas a proteger a presença da ONU em áreas de conflito, especialmente em um contexto em que os direitos dos refugiados palestinos são frequentemente discutidos em esferas internacionais.

Brasil condena demolição de agência da ONU por Israel em Jerusalém

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Flávio Bolsonaro lidera primeiro turno, mas Lula ainda busca reverter a diferença

A disputa presidencial de 2026 se intensifica com o...

Esquerda ganha cadeira na Ales, mas PL se destaca com maior bancada na eleição

A eleição para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo...

Helder Salomão revela falta de estratégia para segundo turno das eleições estaduais

O deputado federal Helder Salomão (PT), que obteve o...

Casagrande e Evair garantem vagas no Senado em disputa acirrada por 10 mil votos

Renato Casagrande (PSB) e Evair de Melo (Republicanos) foram...

Paraná enfrenta apagões em 94 cidades, mas eleições prosseguem

As fortes chuvas que acometem o Paraná afetaram a...

Brasil participa novamente da Copa do Mundo sub-17 feminina em 2023

Seleção Brasileira Feminina Sub-17 é Convocada para a Copa...

Quase 3 milhões de capixabas votam em eleição tranquila com poucas ocorrências

Quase três milhões de capixabas estão aptos a participar...

Irã condiciona reabertura do Estreito de Ormuz a sete exigências

Estreito de Ormuz: Irã impõe condições para reabertura da...

Chuva afeta eleição; Paraná em alerta vermelho por tempestades

Alerta Geral: Chuva e Tempestades Atraem Atenção na Eleição...