InternacionalBrasil critica demolição de sede da ONU em Jerusalém Oriental

Brasil critica demolição de sede da ONU em Jerusalém Oriental

Governo Brasileiro Condena Demolição de Sede da UNRWA em Jerusalém Oriental

O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), expressou veemente condenação à demolição da sede da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA), ocorrida em Jerusalém Oriental, oficialmente considerado território palestino. A demolição, determinada por autoridades israelenses, teve início na última terça-feira (20) e seguiu uma legislação aprovada pelo parlamento de Israel no final do ano passado, que autoriza o corte de água e eletricidade no prédio, além da expropriação de imóveis da agência.

Em nota pública, o Itamaraty destacou que tais ações representam uma “flagrante violação do direito internacional, incluindo o direito internacional humanitário e a Convenção sobre Privilégios e Imunidades das Nações Unidas”. O governo brasileiro enfatizou ainda que essas medidas contrariam pareceres da Corte Internacional de Justiça, que ressaltam as obrigações de Israel em relação ao território palestino ocupado e sua falta de jurisdição sobre Jerusalém Oriental.

Philippe Lazzarini, comissário-geral da UNRWA, classificou a demolição como um “ataque sem precedentes” às Nações Unidas, afirmando que suas instalações são protegidas por convenções internacionais. Lazzarini também mencionou incêndios criminosos que atingiram as instalações da agência, associados a uma “campanha de desinformação em larga escala” promovida por Israel. Em resposta, o Itamaraty reafirmou seu compromisso com a continuidade das atividades da UNRWA, que atende aproximadamente 6 milhões de refugiados palestinos em diversas regiões, como a Faixa de Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Líbano e Síria.

A situação ressalta um embate complexo entre as ações israelenses e as normas internacionais destinadas a proteger a presença da ONU em áreas de conflito, especialmente em um contexto em que os direitos dos refugiados palestinos são frequentemente discutidos em esferas internacionais.

Brasil condena demolição de agência da ONU por Israel em Jerusalém

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil e Militar Prendem Dois e Apreendem Drogas em São Gabriel da Palha

Operação da Polícia Civil e Militar em São Gabriel...

Polícia Civil e Militar prendem homem por tentativa de homicídio em Marilândia

Polícia Civil e Militar prendem homem por tentativa de...

Fila do INSS chega a 1,8 milhão, o menor nível em 21 meses

Fila de requerimentos do INSS alcança menor nível em...

Mbappé brilha e França avança às oitavas com 3 a 0 sobre Suécia

França Garante Vaga nas Oitavas Após Vitória Contra a...

Polícia Civil apreende 22 aves em operação contra tráfico no bairro Aribiri

Polícia Civil do Espírito Santo Apreende 22 Aves em...

92% das escolas já seguem nova lei contra celular

Brasília (DF) - Após um ano da aprovação da...

Exposição “Cachoeirenses Ausentes” valoriza contribuições de cidadãos para Cachoeiro

A exposição “Cachoeirenses Ausentes: Entre o Papel e a...

Pré-campanha do ‘Time do Lula’ avança em cidades estratégicas do ES

Em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, o...