2 de setembro de 2025
EconomiaLeilão do Túnel Santos-Guarujá atrai empresas da Espanha e Portugal

Leilão do Túnel Santos-Guarujá atrai empresas da Espanha e Portugal

Leilão para Construção do Túnel Santos-Guarujá Atraí Investidores Estrangeiros

Na próxima sexta-feira (5), às 16h, a B3, sede da bolsa de valores de São Paulo, vai ser palco do leilão para a construção do túnel que ligará as cidades de Santos e Guarujá, uma obra que promete revolucionar a mobilidade urbana no litoral paulista. Duas empresas internacionais, a espanhola Acciona e a portuguesa Mota-Engil, apresentaram propostas para participar do certame. Com um investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, a construção do túnel contará com um considerável aporte público de até R$ 5,14 bilhões, dividido igualmente entre os governos estadual e federal. O restante será financiado pela iniciativa privada.

A concessionária vencedora do leilão terá a responsabilidade pela construção, operação e manutenção do túnel por um período de 30 anos. O projeto prevê um túnel imerso de 1,5 quilômetro, sendo 870 metros submersos, utilizando módulos de concreto pré-moldados a serem instalados no leito do canal portuário. Com três faixas de rolamento em cada sentido, o túnel será adaptado para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e contará com ciclovia, espaço para pedestres e uma galeria de serviços. A licença ambiental prévia já foi emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) em agosto de 2025.

Atualmente, o trajeto entre Santos e Guarujá sofre com longos tempos de travessia. Os usuários dispõem de apenas dois meios: a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, de 43 km, que leva cerca de 60 minutos, e o sistema de balsas utilizado por pedestres e veículos leves, que varia de 18 a 60 minutos, dependendo das condições operacionais do porto. Com a chegada do túnel, estima-se que a travessia leve apenas dois minutos, o que deve aliviar o tráfego na rodovia e aumentar a eficiência logística do Porto de Santos, um dos mais movimentados do Brasil.

Segundo o governo paulista, mais de 28 mil pessoas cruzam diariamente as águas que separam as duas cidades, utilizando embarcações de pequeno porte ou balsas. A expectativa é que a nova estrutura não apenas melhore a mobilidade, mas também gere milhares de empregos diretos e indiretos, tanto na fase de construção quanto na futura operação do túnel.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a relevância do projeto dentro do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), afirmando que a obra “encurtará distâncias, fortalecerá o turismo, dinamizará a economia local e ampliará a eficiência logística do Porto de Santos”. Assim, a construção do túnel Santos-Guarujá representa um avanço significativo não apenas na infraestrutura, mas também na qualidade de vida das mais de 720 mil pessoas que habitam a região.

Imagem de referência | Agência Brasil

Leilão do Túnel Santos-Guarujá terá dois grupos estrangeiros

Fonte: Agencia Brasil.

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