O processo eleitoral em Cachoeiro de Itapemirim está agitado, principalmente após a definição do apoio de Jean Milhorato, candidato derrotado no primeiro turno do Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores (PT). Ele declarou que sua tendência política, majoritariamente sindicalista, decidiu apoiar Joana Darck Caetano, na disputa pela presidência do diretório municipal.
“Decidimos apoiar a Joana Darck pelo seu histórico de lutas no partido”, afirmou Jean, enfatizando que seu grupo tem um vínculo forte com as pautas sindicais. “Respeito muito a outra candidatura, mas neste momento foi unânime nossa decisão”, continuou ele, referindo-se a Eliz Altoé, candidata da Alternativa Socialista.
Milhorato, também assessor da deputada federal Jack Rocha, derrotada na eleição para a presidência estadual do PT, pertence à tendência Construindo um Novo Brasil (CNB). Em tempos recentes, essa tendência vinha se alinhando com a Alternativa Socialista, mas no decorrer deste PED, a AS se uniu à oposição Pra Voltar a Sonhar (PVS). Em Cachoeiro, esse acordo não prevaleceu, resultando em uma disputa com três candidatos.
No primeiro turno, Joana Darck, que se declara independente das correntes internas, representa o PVS. Eliz Altoé, por sua vez, possui o apoio do ex-prefeito Carlos Casteglione. Apesar da tensão, Jean acredita que a disputa fortalece o partido, afirmando que “depois do PED, estaremos juntos novamente”.
Joana Darck, professora e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do Sul do Estado (Sitesci), já tem uma carreira política marcada, tendo sido suplente de vereadora e exercido o cargo de secretária de Cultura. Em contraste, Eliz Altoé é assistente social e coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) Pedro Reis, também com experiência de candidatura a vereadora.

Fonte: Século Diário

