27.4 C
Itapemirim
segunda-feira 29 abril 2024

ITAPEMIRIM INTENSIFICA COMBATE E CONTROLE DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI – Release PMI

ItapemirimITAPEMIRIM INTENSIFICA COMBATE E CONTROLE DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI - Release PMI

ITAPEMIRIM INTENSIFICA COMBATE E CONTROLE DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

A POPULAO TEM O PAPEL PRINCIPAL NESTA LUTA: 90% dos focos do mosquito transmissor de Dengue, Zika e a Chikungunya esto em quintais e residncias.

O Município de Itapemirim, que conta atualmente com 138 notificações e 82 casos confirmados de Dengue, tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, e está na expectativa é que, seguindo os indicativos da equipe técnica da Secretaria de Saúde, o Prefeito decrete situação de emergência, assim como fez o Governo do Estado.

Embora atue rotineiramente no combate e controle do mosquito que transmite a Dengue, a Zika e a Chikungunya, com a identificação de pontos estratégicos, especialmente em locais propícios para se tornarem criadouros, a cidade conta com grande número de residências fechadas. Além disso, as equipes de combate também enfrentam a recusa de muitos moradores que impedem que a vistoria seja realizada em seus terrenos e residências. É aí que mora o perigo já que de acordo com dados do Ministério da Saúde, em todo o Brasil, cerca de 90% dos focos do mosquito encontram-se nas residências, o que reforça a importância do compromisso de todo cidadão para salvar vidas.

Buscando maior envolvimento da população na eliminação do mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura vai realizar o Dia “D” de combate aos focos do transmissor, a data e cronograma será divulgado em breve. “Será uma mobilização estratégica com ênfase na promoção de ações de mobilização social para produzir mudanças no comportamento da população, para que possamos contar com a ajuda de todos para acabar com os casos de Dengue, Zika e a Chikungunya em Itapemirim,” destacou a Secretária de Saúde, Rafaela Abdon.

Paralelo a isso, uma força-tarefa montada pela Prefeitura e está em campo. A ação integrada conta com o envolvimento direto de profissionais da saúde, equipes que atuam na limpeza pública, além de maquinários e caminhões. O principal objetivo é eliminar os possíveis focos do Aedes Aegypti em ruas, terrenos baldios, e outros onde há recipientes como pneus, latas, embalagens plásticas e garrafas pets.

A orientação do Ministério da Saúde é que a população vistorie rotineiramente os quintais e suas residências, eliminando tudo que possa acumular água (desde uma pequena tampinha de garrafa, vasos de plantas, pneus, e outros objetos). Uma atividade que leva minutos e salva vidas.

A Dengue possui padrão sazonal, com aumento do número de casos e o risco para epidemias, principalmente entre os meses de outubro de um ano a maio do ano seguinte. Porém nos meses de março e abril ocorrem maior incidência. Devido às chuvas, o acúmulo de água faz com que a proliferação do mosquito Aedes Aegypti se intensifique.

Essa é uma postagem da Assessoria de Comunicação Prefeitura de Itapemirim-ES
#ITAPEMIRIM #INTENSIFICA #COMBATE #CONTROLE #MOSQUITO #AEDES #AEGYPTI
ITAPEMIRIM INTENSIFICA COMBATE E CONTROLE DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Fonte: Portal Oficial da Prefeitura de Itapemirim

Para mais informações sobre ITAPEMIRIM INTENSIFICA COMBATE E CONTROLE DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI siga nossas redes sociais e saiba tudo o que acontece em Itapemirim. No Capixaba News você sempre recebe as notícias em primeira mão!

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas