24 de agosto de 2025
CulturaINSS deve honrar a confiança dos aposentados, afirma ministro

INSS deve honrar a confiança dos aposentados, afirma ministro

Ministro da Previdência Discute Confiança e Integridade em Resposta a Descontos Ilegais nos Benefícios

Em declaração recente, o Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, expressou sua preocupação com os descontos ilegais percebidos nos benefícios de aposentados e pensionistas, destacando a confiança depositada por eles no INSS. Esse anúncio foi feito durante o lançamento do Plano de Integridade do Ministério, como reação a um histórico esquema de cobranças não autorizadas que veio à tona em investigações recentes pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União.

"O aposentado foi descontado durante cinco, seis, sete anos e não percebeu. Como é que pode? A resposta é a confiança que o aposentado tem no INSS," afirmou Queiroz. Esta declaração enfatiza a necessidade de o sistema de previdência correspondente à confiança dos cidadãos, garantindo rigor e transparência em todas as transações.

O Plano de Integridade, instituído sete meses antes de operações federais, estabelece diretrizes e mecanismos estritos para prevenção, detecção, remediação e punição de corrupção e outras práticas irregulares dentro do ministério. Esse plano é uma parte crítica dos esforços para reforçar a integridade do sistema. "Vamos ter que suar a camisa e superar as dificuldades," declarou Queiroz, indicando o compromisso em transformar o ministério num modelo de controle interno e integridade.

O ministro da CGU, Vinicius de Carvalho, também comentou a importância deste momento para reconstruir confiança pública e aprimorar a defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas.

Dentre os desafios identificados está a necessidade de revitalizar a ouvidoria do Ministério, essencial para a eficaz interação com o público e o atendimento de reclamações e denúncias. Até o momento, mais de 3 milhões de beneficiários se mobilizaram para questionar descontos não autorizados, reforçando a seriedade da questão.

As entidades implicadas nas cobranças estão sendo notificadas e têm um prazo definido para apresentar justificativas e documentações que comprovem a legalidade das cobranças. Este rigoroso procedimento visa assegurar que todos os valores indevidamente descontados sejam restituídos aos aposentados e pensionistas prejudicados. Para acompanhar o progresso das suas requisições ou para contestações, os beneficiários devem utilizar o aplicativo Meu INSS ou entrar em contato com as agências dos Correios a partir de 16 de junho, visto que o telefone 135 não permite contestar a informação das entidades.

O Ministério reitera seu compromisso com a transparência e justiça, buscando garantir que todos os beneficiários recebam seus direitos plenamente.

INSS deve corresponder à confiança de aposentados, diz ministro

Agência Brasil

Economia

Top 5

Confira Mais

Salah brilha e Liverpool enfrenta desafio duríssimo contra o Newcastle!

markdown O casamento perfeito entre Mohamed Salah e Liverpool O atacante...

Polícia Civil do ES prende suspeitos e apreende drogas em operação em Vila Velha

Polícia Civil do ES realiza Operação “Reditus Pacis” em...

Embrapa impulsiona cultura alimentar e turismo no Nordeste do Brasil

Projeto "Paisagens Alimentares" Revoluciona Comunidades Rurais do Semiárido Nordestino Um...

Bayer Leverkusen pode garantir İlkay Gündoğan do Manchester City em negociação!

Manchester City pode perder İlkay Gündoğan para o Bayer...

Selo Verde-ES: Governo do ES promove transparência e abre mercados sustentáveis

Governo do Estado Lança Plataforma Selo Verde-ES para...

Polícia Civil prende homem por crimes em Guaçuí após novo mandado de prisão

Polícia Civil do ES Prende Foragido Acusado de Diversos...

Christensen, do Barcelona, se ausenta de treino após mal-estar e gera preocupação!

Elenco do Barcelona realiza treino leve após vitória sobre...

Brasil deve priorizar alfabetização, afirma especialista educacional.

Brasil Almeja Alfabetização Plena: Meta de 64% até 2025 O...

Polícia Civil e PM apreendem drogas e armas em Itapemirim; dois detidos

Polícia Civil do ES e PM apreendem drogas e...
- Advertisement -spot_img