InternacionalInaugurada a Ponte Internacional da Integração entre Brasil e Paraguai

Inaugurada a Ponte Internacional da Integração entre Brasil e Paraguai

Inauguração da Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai Promete Facilitar o Comércio e o Turismo Entre as Nações

Na manhã desta sexta-feira (19), a Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai foi oficialmente inaugurada em cerimônia que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de diversos ministros. A nova estrutura, que liga Foz do Iguaçu, no Paraná, à cidade de Presidente Franco, no Paraguai, foi construída com um investimento de R$ 1,9 bilhão, proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e inclui R$ 712 milhões financiados pela Itaipu Binacional. Com 760 metros de extensão e 470 metros de vão-livre, a ponte é a maior do continente nesse quesito e promete aliviar a sobrecarga enfrentada pela antiga Ponte da Amizade, que atualmente registra um fluxo de 100 mil pessoas e 45 mil veículos diariamente.

Durante a inauguração, Lula ressaltou a importância da ponte para o fortalecimento das economias brasileiras e paraguaia, afirmando que a obra facilitará o turismo e o comércio entre os dois países. “Espero que muita gente do Paraguai vá visitar o Brasil e que muita gente do Brasil venha visitar o Paraguai”, afirmou o presidente. A cerimônia foi realizada na nova aduana Brasil-Paraguai e marca a entrega da segunda ligação viária sobre o Rio Paraná, seis décadas após a inauguração da Ponte da Amizade.

A nova ponte é uma estrutura estaiada, sustentada por duas torres que alcançam 190 metros de altura, o que equivale a edifícios de 54 andares. As pistas foram projetadas com 3,6 metros de largura cada, oferecendo melhor fluidez ao tráfego de veículos. O ministro dos Transportes, Renan Filho, informou que a logística ao redor da ponte, no Brasil, está totalmente operacional e que a Receita Federal e a Polícia Federal já estão preparadas para o fluxo de veículos.

Atualmente, o tráfego na nova ponte foi liberado apenas para caminhões sem carga, conhecidos como “em lastro”, seguindo horários específicos, que serão coordenados pelos órgãos competentes. A operação também deve incluir ônibus de turismo fretados em breve, com horários a serem divulgados. A liberação total para veículos de carga está prevista para ocorrer entre o fim de 2026 e o início de 2027, quando a conclusão do Corredor Metropolitano del Este, no lado paraguaio, estiver finalizada, garantindo a infraestrutura necessária para um fluxo seguro e eficiente.

Créditos de Imagem: Agência Brasil.

Inaugurada segunda ponte de ligação entre Brasil e Paraguai 

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

SINE de Anchieta disponibiliza 86 novas vagas de emprego para a população

O SINE de Anchieta está oferecendo 86 vagas de...

Cachoeiro avança na criação de polo de Turismo de Saúde durante plenária do COMTUR

A 6ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Municipal de...

Barcelona garante permanência de Roony Bardghji, mas jogador pede mais minutos em campo!

Insatisfação no Barcelona: Roony Bardghji Quer Mais Minutos em...

Projeto “Exploradores de Águas” com escolas de Marataízes é lançado

Projeto “Exploradores de Águas” é Lançado nas Escolas de...

Governo do ES entrega materiais do projeto Campeões de Futuro em Santa Leopoldina

Governo do Estado Entrega Materiais Esportivos em Santa Leopoldina...

Polícia Civil do ES prende homem por violência doméstica em Colatina.

Polícia Civil deflagra operação e prende suspeito de violência...

Barcelona Prioriza Ronald Araújo e Ignora Propostas Milionárias do Liverpool!

Barcelona Reforça Defesa com Ronald Araújo em Projeto de...

Rodri: Passado no Atlético não barrará futuro no Real Madrid; veja declarações!

Rodri Analisa Possível Transferência ao Real Madrid Em declaração a...

Liverpool procura Endrick, mas Real Madrid mantém firme: craque não está à venda!

Endrick se destaca no Lyon e desperta interesse do...