Idaf desenvolve trabalhos de conscientização sobre febre aftosa em São Gabriel da Palha

0
272
Idaf desenvolve trabalhos de conscientização sobre febre aftosa em São Gabriel da Palha


A atividade rotineira de fiscalização volante do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) ganhou reforço em São Gabriel da Palha, nessa terça-feira (10). Além da habitual inspeção de cargas agropecuárias e florestais, as equipes desenvolveram um trabalho de conscientização sobre a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, que está em andamento durante todo o mês de maio.

A ação contou com a parceria da Guarda Municipal de Trânsito, tendo sido abordados, aproximadamente, 200 veículos de passeio e carga. De acordo com a técnica do Idaf Simone Scalzer, motoristas e passageiros foram orientados sobre a importância da vacinação do rebanho. “Também compartilhamos informações sobre aquisição de vacinas, impactos econômicos no caso de focos da doença e a retirada de vacinação, autorizada para 2023”, explicou a técnica do Idaf.

Vai pra Roça

A ação faz parte do projeto “Vai pra Roça”, que vem sendo desenvolvido pela Gerência Local do Idaf em São Gabriel da Palha, que tem como objetivo aproximar o órgão dos produtores rurais, enfatizando a visão da Saúde Única.

De acordo com a médica-veterinária do Instituto, Stella Cintie Silva, uma das idealizadoras do projeto, a ideia é mostrar que o Idaf é um dos elos importantes para aplicação do conceito de Saúde Única, que diz respeito à integração entre a saúde humana, a saúde animal e o ambiente, além da adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades.

“Estamos todos conectados e trabalhando em prol de um ambiente cada vez mais saudável e harmônico. Também queremos estar mais próximos dos produtores, de modo que eles compreendam que o trabalho de fiscalização vai muito além da aplicação de multas. Estamos fomentando a consciência de que a adoção das medidas legais favorece todo o conjunto”, explicou a médica-veterinária.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308
ascom@idaf.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui