Produção de Grãos em Alta: IBGE Previsões Otimistas para 2025 e 2026
O Brasil deve atingir uma produção recorde de 346,1 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas em 2025, um crescimento de 18,2% em relação a 2024, segundo o último prognóstico do IBGE. O aumento é resultado de um incremento na área colhida, que deve totalizar 81,6 milhões de hectares, refletindo um crescimento de 3,2% na comparação anual.
A soja, com estimativa de 166,1 milhões de toneladas, e o milho, previsto em 141,7 milhões de toneladas, são os principais responsáveis por essa alta. Ambos os cultivos apresentam novos recordes. Enquanto a produção de algodão herbáceo também se destaca com 9,9 milhões de toneladas, o arroz deve alcançar 12,7 milhões de toneladas, e o trigo, 7,8 milhões.
Em relação à distribuição regional, o Centro-Oeste lidera com 178,7 milhões de toneladas, representando 51,6% da produção nacional. As demais regiões contabilizam números significativos: Sul (24,9%), Sudeste (9,0%), Nordeste (8,0%) e Norte (6,5%). A crescimento mensal e anual foi positivo para todas as regiões, com destaque para Centro-Oeste e Norte.
Para 2026, o IBGE estima uma leve queda na produção, com total de 339,8 milhões de toneladas, o que representa uma variação negativa de 1,8% em comparação a 2025. A principal razão para essa diminuição é uma projeção de queda na produção de milho e sorgo, enquanto a soja deve continuar sua trajetória de crescimento, prevendo-se 170,3 milhões de toneladas.
O cenário revela um panorama agrícola dinâmico, com variações e perspectivas que refletem tanto os desafios climáticos quanto a adaptação dos produtores brasileiros às novas demandas do mercado.
Em dezembro, IBGE prevê safra de 346,1 milhões de toneladas para 2025 e de 339,8 milhões de toneladas para 2026

