Guia ComercialSafra Nacional de Cereais em 2026 deve atingir 344,1 milhões de t.

Safra Nacional de Cereais em 2026 deve atingir 344,1 milhões de t.

Produção Agrícola Brasileira em Fevereiro de 2026: Queda na Produção Geral, Destaque para Soja e Análise Regional

A estimativa de produção de cereais, leguminosas e oleaginosas para fevereiro de 2026 é de 344,1 milhões de toneladas, representando uma queda de 0,6% em comparação com 2025. Essa diminuição totaliza cerca de 2 milhões de toneladas a menos, embora tenha havido um ligeiro aumento de 0,4% em relação a janeiro. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE.

A área a ser colhida cresceu 1,6% em relação ao ano anterior, totalizando 82,9 milhões de hectares, e 0,3% em relação ao mês anterior. A soja, arroz e milho são as culturas que dominam a produção, respondendo por 92,8% da estimativa total. A soja, sozinha, teve uma estimativa de 173,3 milhões de toneladas, marcando um crescimento de 4,3% comparado a 2025. Por outro lado, o arroz apresentou uma queda de 8,0%, atingindo 11,6 milhões de toneladas, enquanto o milho espera uma produção de 134,3 milhões de toneladas, 5,3% a menos que no ano passado.

Em relação às regiões produtoras, o Centro-Oeste lidera com 167,9 milhões de toneladas, correspondendo a 48,8% do total. O Sul vem na sequência com 95,2 milhões de toneladas. Enquanto isso, regiões como Nordeste apresentaram crescimento na produção, com 4,2%, e o Sul teve um aumento de 10,3%. No entanto, o Centro-Oeste, Norte e Sudeste observaram quedas nas estimativas, com variações negativas de -6,0%, -3,5% e -1,9%, respectivamente.

Estados como Mato Grosso continuam a ser os principais responsáveis pela produção nacional, com 30,2% da participação, seguido por Paraná (13,9%) e Rio Grande do Sul (11,7%). As variações nas estimativas também se destacam, com aumentos notáveis em estados como Bahia (652.211 toneladas) e Goiás (424.068 toneladas), enquanto o Rio Grande do Sul teve uma queda de -359.430 toneladas.

Além disso, no setor do café, a produção de café arábica está estimada em 2,6 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 5,6% em relação ao mês anterior. A cana-de-açúcar, por sua vez, teve uma estimativa de 700,4 milhões de toneladas, com uma leve queda de 0,9% em relação ao mês anterior.

Essas estimativas refletem a complexidade e a diversidade do cenário agrícola brasileiro, com variações significativas entre culturas e regiões, destacando tanto os desafios quanto as oportunidades no setor.

Em fevereiro, IBGE estima que a safra nacional chegará a 344,1 milhões de toneladas em 2026

Portal IBGE

spot_img

Top 5

Confira Mais

Reunião do Bolsa Atleta em Cachoeiro reforça diretrizes e entrega camisas oficiais

Na noite de segunda-feira (27), a Secretaria Municipal de...

Polícia Civil do ES prende líder do tráfico em João Neiva; mandado cumprido

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Suspeito de Tráfico...

Incaper divulga Boletim Agroclimático sobre Verão 2026 no ES

Novo Boletim Agroclimático do Espírito Santo Destaca Comportamento do...

Cachoeiro promove Quiz do Rei 2026 em homenagem a Roberto Carlos na Casa de Cultura

Cachoeiro de Itapemirim se prepara para um evento especial...

Celso de Mello critica Senado por rejeitar indicação ao STF

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de...

Real Madrid avalia venda de Gonzalo García com interesse de Juventus, Roma e Dortmund!

Gonzalo García: Futuro no Real Madrid em Xeque com...

Setor produtivo pede cortes mais agressivos na taxa Selic para crescer

Entidades do Setor Produtivo Críticam Corte da Taxa Selic...

Corinthians mira Matheus Magalhães do Estrela Vermelha como plano B para goleiro

O Corinthians se vê em uma situação delicada com...

Dólar atinge R$ 5 e Ibovespa despenca 2% em clima global tenso

Em um dia de volatilidade nos mercados financeiros, o...