Brasil deve produzir 350,4 milhões de toneladas de grãos em 2026, aponta IBGE
A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas no Brasil, conforme a estimativa de maio de 2026, alcançará 350,4 milhões de toneladas, representando um crescimento de 1,2% em relação a 2025. A área a ser colhida também apresenta aumento, com previsão de 83,2 milhões de hectares, embora tenha ligeiramente diminuído em comparação à estimativa anterior.
Os principais produtos desse grupo continuam a ser arroz, milho e soja, que juntos representam 92,8% da produção e 87,6% da área plantada. A soja, com produção estimada em 174,6 milhões de toneladas, é seguida pelo milho, com 139,4 milhões de toneladas. O milho 1ª safra deve produzir 29,8 milhões de toneladas, enquanto a 2ª safra está projetada para 109,6 milhões de toneladas. O arroz em casca estima 11,2 milhões de toneladas, e o trigo, 7,2 milhões.
Em comparação a 2025, os dados indicam uma expansão de 5,1% na produção de soja e 3,9% no sorgo. Contudo, outras culturas enfrentam quedas, como no caso do algodão herbáceo, que deve recuar 8,1%, e do arroz, que apresenta decréscimo de 11,4%. A área destinada à soja e milho aumentou 1,1% e 3,3%, respectivamente, enquanto a do algodão e arroz sofreu reduções significativas.
No que tange à distribuição regional, o Centro-Oeste lidera com 175,9 milhões de toneladas, representando 50,2% da produção nacional, seguido por regiões como o Sul e o Sudeste. O Mato Grosso se destaca como maior produtor nacional, com participação de 31,0% do total, seguido pelo Paraná e Rio Grande do Sul.
Adicionalmente, a previsão para o algodão herbáceo é de 9,1 milhões de toneladas, embora tenha apresentado uma redução de 8,1% em relação a 2025. Já a produção de café, com crescimento estimado de 16%, deverá atingir 4,0 milhões de toneladas, um recorde histórico para a cultura. O trigo, por sua vez, enfrenta desafios devido a preços baixos e problemas climáticos, prevendo-se uma queda de 1,2%.
Entre os demais produtos, a produção de feijão alcançará 2,8 milhões de toneladas, sem necessidade prevista de importação, enquanto a produção de gergelim deve somar 345,1 mil toneladas, refletindo a crescente importância dessa cultura no Brasil.
Em maio, IBGE prevê safra de 350,4 milhões de toneladas para 2026

