11 de fevereiro de 2026
EsportesHenrique Marques conquista segundo ouro no Mundial de Taekwondo

Henrique Marques conquista segundo ouro no Mundial de Taekwondo

Henrique Marques Faz História e Conquista Ouro no Mundial de Taekwondo em Wuxi

O Campeonato Mundial de Taekwondo, realizado na cidade de Wuxi, na China, marca um momento histórico para o Brasil nesta edição, com a excepcional performance do lutador fluminense Henrique Marques. Na última segunda-feira (27), o atleta de 21 anos fez história ao se tornar o primeiro homem brasileiro a garantir uma medalha de ouro no campeonato, além de ser o terceiro brasileiro a conquistar este título, sendo o segundo nesta edição. O feito emblemático se dá após uma trajetória marcada por superações e desafios, incluindo a perda do pai e uma grave situação de saúde.

Henrique, atual quinto colocado no ranking mundial da categoria até 80 quilos, levou o título inédito após enfrentar e vencer o chinês Qizhang Xiang na final. Ao longo da competição, o lutador destacou-se ao derrotar adversários de diferentes nacionalidades, como Kelvin Calderón Martinez, de Cuba, Faysal Sawadogo, de Burkina Faso, CJ Nickolas, dos Estados Unidos, e Artem Mytarev, da Rússia, que compete como atleta neutro devido à suspensão do país pela invasão à Ucrânia.

A trajetória de Henrique Marques é marcada por dificuldades. Em 2024, ele enfrentou a dor da perda de seu pai, Ari Fernandes, e, pouco tempo depois, quase abandonou o esporte após ser diagnosticado com arritmia cardíaca, que o levou a um procedimento cirúrgico. A descoberta do taekwondo ocorreu em um projeto social em Porto de Caixas, um bairro humilde de Itaboraí (RJ), onde ele começou a praticar a arte marcial. Na Olimpíada de Paris, realizada em 2024, Henrique parou nas quartas de final, mas se recuperou mental e fisicamente para a competição em Wuxi.

Ainda nesta segunda-feira (27), o Brasil contou com a participação da catarinense Júlia Nazário na categoria até 46 kg e da mineira Raiany Fidelis na categoria acima de 73 kg. Ambas atletas, apesar de vencerem seus combates de estreia, não conseguiram avançar na competição. Júlia superou a uzbeque Madina Shoniyozova, mas foi eliminada pela bósnia Dzejla Makas. Raiany, por sua vez, venceu a catari Noor Nazar Mohammed e foi derrotada pela espanhola Tania Etcheverria.

A competição também foi agraciada pela vitória da paulista Maria Clara Pacheco na categoria até 57 kg, repetindo o feito da primeira campeã brasileira, Natália Falavigna, em 2005. As expectativas são altas para os próximos dias, já que, nesta terça-feira (28), mais dois lutadores brasileiros entrarão em ação em busca de medalhas: o catarinense João Victor Souza Diniz (até 68 kg) e a paulista Milena Titoneli (até 67 kg), que possui um bronze conquistado na edição de 2019, em Manchester, Inglaterra.

Taekwondoo

Henrique Marques conquista 2º ouro brasileiro no Mundial de Taekwondo

Fonte: Agencia Brasil.

Esportes

spot_img

Top 5

Confira Mais

Procon de Cachoeiro alerta sobre golpe relacionado ao Código de Defesa do Consumidor

Cachoeiro de Itapemirim registrou tentativas de golpes direcionados a...

Piúma é a primeira cidade capixaba a receber o Selo Diamante de Transparência

Piúma é Reconhecida com o Selo Diamante de Transparência Na...

Polícia Civil do ES apresenta balanço de um ano do Núcleo de Proteção Animal

Polícia Civil do Espírito Santo celebra um ano de...

Prodest do Governo do ES implanta nova solução avançada de banco de dados

Prodest Completa Implantação da Nova Versão do Exadata em...

Liverpool em negociação de R$ 340 milhões por Pulisic: o futuro do atacante em jogo!

Liverpool Monitora Situação de Christian Pulisic no Milan A diretoria...

Tiroteio em escola no Canadá resulta em 10 mortes e vários feridos

Tiroteio em Escola no Canadá Deixa Dez Mortos em...

Casa de Cultura Roberto Carlos em Cachoeiro fecha para Carnaval de 14 a 18 de fevereiro

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, através da Secretaria...

Polícia Civil e Militar prendem quatro por tráfico de drogas em Fundão

Ação Integrada da Polícia Civil e Militar em Fundão...

Programação de Fevereiro inclui Carnaval e oportunidades de inclusão em Cachoeiro

Na quinta-feira, dia 12 de fevereiro, Cachoeiro de Itapemirim...