O deputado federal Helder Salomão confirmou sua disposição para concorrer ao governo do Espírito Santo, desde que a candidatura seja sólida. O aval foi dado pelo presidente nacional do PT, Edinho Silva, em reunião com lideranças da sigla, incluindo o senador Fabiano Contarato e a deputada Jack Rocha.
O anúncio sobre a pré-candidatura foi feito através das redes sociais na quinta-feira (25), e marca o início de um amplo processo de articulação política para o estado, que inclui conversas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e possíveis alianças. “A conversa foi muito positiva. O presidente nacional do partido deu aval para a construção da pré-candidatura de Helder Salomão ao Governo do Estado”, afirmou João Coser, presidente do PT capixaba.
Salomão, que foi o candidato mais votado para a Câmara dos Deputados em 2022 no estado, já deixou claro que prefere buscar a reeleição. Entretanto, condicionou sua candidatura ao apoio do presidente Lula e da direção nacional do partido. Ele destacou: “Serei candidato a deputado federal, com a possibilidade de uma construção de candidatura majoritária.”
A situação do PT no Espírito Santo é desafiadora, uma vez que, nas eleições de 2022, Lula perdeu tanto no primeiro quanto no segundo turno para Jair Bolsonaro. Atualmente, o PT não governa nenhuma prefeitura capixaba, o que aumenta as dificuldades para uma candidatura à frente do estado. Porém, Salomão acredita na possibilidade de surpreender o eleitorado, caso uma campanha bem estruturada seja realizada.
As negociações também envolvem a busca para assegurar a reeleição do senador Contarato e a ampliação da bancada petista na Assembleia Legislativa. O clima no estado se torna delicado com a presença de pré-candidatos do campo governista que estão contrários ao projeto do PT.
Com a crescente insatisfação popular e o aumento da popularidade de Lula, Salomão vê uma oportunidade de revitalizar o partido em terras capixabas. O deputado se mantém firme na ideia de que uma candidatura forte pode ser viável, caso consiga o suporte necessário das lideranças do partido.
Imagem: Redes sociais

Fonte: Século Diário

