24.5 C
Itapemirim
quinta-feira 28 março 2024

Governo lança Planos de Ação para desenvolvimento sustentável das microrregiões capixabas

Governo ESGoverno lança Planos de Ação para desenvolvimento sustentável das microrregiões capixabas


O governador do Estado, Renato Casagrande, apresentou, nesta terça-feira (10), os Planos de Ação do Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo (DRS-ES). O instrumento será utilizado para promover um crescimento mais equilibrado, de forma equitativa e integrada, nas microrregiões capixabas. O lançamento aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença de representantes dos Conselhos Regionais e de instituições parceiras do projeto.

“Construímos ações e propostas para cada microrregião. Essas diretrizes já nos orientam e vão seguir orientando o nosso trabalho em cada uma das dez microrregiões do Espírito Santo. Queremos um desenvolvimento regional de forma equilibrada. Não queremos uma ou outra microrregião avançando em detrimento de outra. Desejamos que todas as pessoas tenham prosperidade e oportunidades de viver na sua microrregião, com trabalho e desenvolvimento”, pontuou o governador.

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, parabenizou a presença feminina que esteve à frente do Projeto e destacou a importância dos Planos de Ação para pensar o desenvolvimento regional. “Os Planos entregues nesta terça-feira serão como uma bússola, um apontamento para o desenvolvimento sustentável e para a prosperidade da microrregião capixaba. Esta entrega só foi possível graças ao trabalho equilibrado da atual gestão”, declarou. 

O secretário de Estado do Governo, Álvaro Duboc, destacou que o Espírito Santo é o único Estado que tem uma visão detalhada dos desafios e oportunidades de cada município e de cada região. “Quando iniciamos a gestão, recebemos do governador a missão de elaborar os Planos de Desenvolvimento para cada uma das microrregiões do Espírito Santo. Agora, após três anos de pesquisa e trabalho, chegamos ao final com um brilhante resultado. Hoje demos mais um passo importante, entregando o que será uma poderosa cartilha para os governantes municipais se apropriarem. O DRS-ES é um verdadeiro marco do planejamento governamental do Estado”, ressaltou Duboc. 

O Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo, o DRS-ES, teve início em 2019 e foi estruturado em dois eixos. O primeiro trata da formação dos Conselhos de Desenvolvimento Regional Sustentável (CDRS), que contam com representantes das diversas esferas do poder público e da sociedade civil das nove microrregiões participantes. Por meio das Câmaras Temáticas, os Conselhos definiram os temas prioritários, aprofundando os assuntos relevantes para cada microrregião. 

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, afirmou que o Governo do Espírito Santo tem se dedicado a promover um desenvolvimento regional descentralizado, integrado e sustentável. “O trabalho colocado em prática pelo Governo do Estado é pautado pelo diálogo aberto e, por isso, a formação dos Conselhos de Desenvolvimento Regional Sustentável foi importante para dar voz aos representantes da sociedade civil, instituições envolvidas, comunidade acadêmica e lideranças locais. Essa foi uma oportunidade para identificar desafios e as potencialidades de cada microrregião, a partir da participação de todos”, salientou. 

O subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional, Paulo Menegueli, frisou que, durante os encontros dos integrantes dos Conselhos de Desenvolvimento Regionais Sustentáveis, foram colhidas informações relevantes que vão nortear o aperfeiçoamento das políticas públicas do Estado, para o crescimento das cidades de maneira equilibrada e assertiva. “A partir do diagnóstico, foi elaborado o Plano de Ação para cada microrregião do Estado, contendo projetos, metas e responsáveis, que vão permitir o desenvolvimento do Espírito Santo de forma integrada”, completou.

Pesquisa e inovação

O segundo eixo do Projeto DRS-ES está ligado ao Projeto de Pesquisa, composto pelo Diagnóstico e pela elaboração do Plano de Ação, numa parceria  entre o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

O diagnóstico contou com equipes de pesquisadores coordenadas por professores da Ufes e do Ifes. Foram feitos levantamentos, além de análises de dados e de informações técnicas que permitiram ampliar a compreensão sobre as necessidades de cada território e também descentralizar a produção do conhecimento em todo o Estado. 

Já o Plano de Ação é um instrumento que contém projetos e metas, além da indicação de seus respectivos responsáveis, para a promoção do desenvolvimento do Espírito Santo, de forma integrada e sustentável. O documento abrange ações nas áreas territorial, ambiental, social, econômica e de gestão pública para cada microrregião. Ao todo, foram 519 demandas recebidas, que passaram pelas etapas de análise e hierarquização, até chegar ao total de 45 ações priorizadas, escolhidas em votação pelos Conselhos Regionais.

O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Daniel Cerqueira, destacou a importância das parcerias institucionais da rede de pesquisa formada entre o Governo do Estado, Ufes e Ifes.

“Tudo o que este Governo faz, faz com princípios, transparência, democracia participativa, equidade e inovação. O DRS-ES é um projeto completamente inovador. Não conheço no Brasil outro projeto com essa magnitude. Um trabalho que envolveu mais de 150 pesquisadores e diversos atores do poder público e da sociedade civil. Parabenizo a todos os entes que contribuíram com essa iniciativa e com o trabalho que será realizado daqui para frente”, complementou Daniel Cerqueira. 

A coordenadora-geral do Projeto DRS-ES e diretora de Estudos e Pesquisas do Instituto Jones dos Santos Neves, Latussa Laranja, reforçou a importância do projeto para um desenvolvimento equilibrado em todo o território capixaba. 

“É importante frisar que o Plano de Ação do DRS-ES é um valioso instrumento de planejamento e gestão, que contém programas, ações, metas e responsáveis pela execução. Esse trabalho será monitorado pelos conselhos regionais, permitindo ainda estabelecer uma agenda contínua para a qualificação das discussões intersetoriais, com foco na sustentabilidade e na prosperidade para todo o Espírito Santo”, disse Latussa Laranja.

A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Cristina Engel, comentou que a Fapes cumpre um importante papel de fazer com que o conhecimento produzido na academia tenha um resultado que sirva a sociedade de uma forma mais imediata. “A Fundação auxiliou nesse processo para que fossem desenvolvidas as pesquisas específicas e cujo resultado, por meio do IJSN, culminasse na apresentação desse Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável, que resultará em inúmeras melhorias para o Espírito Santo. A nossa expectativa com esse lançamento é ótima”, destacou.

A previsão é de que, com a entrega dos Planos de Ação DRS-ES pelo Governo do Estado, seja possível estabelecer uma agenda contínua, monitorada pelos Conselhos Regionais, para a qualificação das discussões intersetoriais, com foco na sustentabilidade e na prosperidade para todo o Espírito Santo.

Para acessar os Planos de Ação do Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo (DRS-ES) clique aqui.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
comunicacao@sectides.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas