10 de fevereiro de 2026
Governo ESGoverno do Estado orienta municípios costeiros e produtores em relação à gripe...

Governo do Estado orienta municípios costeiros e produtores em relação à gripe aviária


O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realizou, na tarde desta segunda-feira (19), uma reunião com prefeitos e representantes dos municípios produtores e costeiros. O objetivo foi esclarecer, orientar e alinhar ações de prevenção e reforço das medidas de biosseguridade para evitar que a gripe aviária (H5N1) atinja criatórios domésticos e granjas comerciais. Na ocasião, também foi formalizado um Comitê Gestor da Gripe Aviária.

As ações preventivas e de enfrentamento à gripe aviária estão sendo desenvolvidas em estreito alinhamento entre os órgãos do Governo do Estado envolvidos – Seag, Idaf, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Secretaria da Saúde (Sesa) e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) – e as representações do setor produtivo da avicultura comercial.

“O objetivo deste comitê é fazer com que o vírus não alcance a área de produção comercial em nosso Estado. Ao mesmo tempo, pedimos que cada município monte também seu comitê gestor para que tome as decisões necessárias para a biossegurança. O comitê se torna ainda mais importante caso aconteça a contaminação de alguma área comercial, alguma granja ou local de produção de aves, para que a gente saiba todas as medidas e estejamos preparados para conter o vírus no local e não disseminar. O Espírito Santo é um exemplo nessa área, no combate, na inspeção, na vigilância e na biossegurança. Seguimos trabalhando para dar segurança aos capixabas”, afirmou o governador do Estado, Renato Casagrande.

No Espírito Santo, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foram confirmados 25 focos até esta segunda-feira. Todos os casos registrados até o momento ocorreram em aves silvestres, e de acordo com o Ministério, “não há mudanças no status brasileiro de livre da IAAP perante a Organização Mundial de Saúde Animal, por não haver registro na produção comercial”. O consumo de carne e ovos se mantém seguro no Estado e País.

Durante a reunião, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) fez uma apresentação sobre a atuação do órgão e projetou as ações necessárias para melhorar a atuação de prevenção, preparação e enfrentamento entre setores e as instituições envolvidas.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, comentou que a reunião teve como objetivo maior envolver cada vez mais o grupo de instituições que estão no dia a dia, tanto nos municípios quanto no Governo do Estado e Governo Federal. “O setor da avicultura no Espírito Santo fatura cerca de R$ 3 bilhões, gera muitos empregos e estamos fazendo uma ação organizada envolvendo agora de forma mais ativa os municípios, junto com os órgãos estaduais e federais para agir de forma preventiva em relação a esse problema”, pontuou.

O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, fez um chamado aos prefeitos que incentivem a vacinação contra a influenza nos municípios. “A vacinação é importante, já que auxilia no diagnóstico diferencial da H5N1. Temos quase 500 mil vacinas disponíveis nos municípios”, relatou.

Foi informado ainda sobre o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (Cievs) desde o primeiro caso em ave no Estado, com o monitoramento dos contagiantes, assim como no fornecimento de orientações às Secretarias Municipais de Saúde .

Participaram da reunião, o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço; os secretários de Estado, Felipe Rigoni (Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Miguel Duarte (Saúde), Emanuela Pedroso (Governo) e Álvaro Duboc (Economia e Planejamento); o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Monteiro, diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus; o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil; coronel Aureo Buzatto; além de prefeitos e representantes da Superintendência Federal de Agricultura e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini / Rafael Gomes
(27) 3636-3700 / (27) 99645-4694 – (27) 99785-7697
comunica.seag@gmail.com

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Temporada de Areia 2026: Vôlei de Areia e Beach Tennis em Cachoeiro de Itapemirim

A Temporada de Areia 2026 chega à sua fase...

Manchester City mira Wesley por R$ 310 milhões; Flamengo vê chance de lucrar!

Manchester City Planeja Investimentos Futuros com Foco em Wesley,...

Caminhada Litorânea de Piúma: Participe do percurso do Ághá ao Gambá!

Prefeitura de Piúma promove 2ª Caminhada Litorânea do Ághá...

Polícia Civil prende mulher por maus-tratos a criança de 4 anos em Vitória

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Mulher Suspeita de...

Governo do ES lança imunização contra Vírus Sincicial em crianças vulneráveis

Início da Imunização Contra o Vírus Sincicial Respiratório em...

Estados precisam criar 600 mil vagas até 2026 para abater dívidas

Educação Profissional e Tecnológica: Estados devem ampliar 600 mil...

Veteranos se destacam na disputa por vagas na Assembleia em Guarapari

Zé Preto se destaca como o deputado estadual mais...

Cachoeiro registra aumento de 12,6% no número de Microempreendedores Individuais em 2025

Cachoeiro de Itapemirim celebra um avanço significativo no empreendedorismo...

Haddad sugere fusão de benefícios sociais para novo modelo assistencial

Ministro da Fazenda defende nova arquitetura para despesas sociais...