Governo ESGoverno do Estado entrega novo Creas e reforma do Cras em São...

Governo do Estado entrega novo Creas e reforma do Cras em São Gabriel da Palha


O município de São Gabriel da Palha, na microrregião Centro-Oeste, está recebendo novos investimentos do Governo do Estado na Assistência Social. A “Capital Nacional do Café Conilon” conta agora com um novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Além da construção, a rede de proteção social municipal também recebeu a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A entrega das unidades aconteceu nesta sexta-feira (22), com a presença do governador do Estado em exercício, Ricardo Ferraço.

A melhoria estrutural dos dois equipamentos socioassistenciais visa aumentar a qualidade dos atendimentos ofertados às cidadãs e cidadãos gabrielenses. Para a construção e a reforma, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 1,1 milhão, recurso que faz parte da estratégia estadual de fortalecer e ampliar a rede socioassistencial em todo território capixaba.

“É muito motivador e gratificante ver o semblante das pessoas carregado de ânimo e otimismo. Finalizamos o trabalho no interior nesta sexta-feira com entregas de equipamentos que ampliam a rede de proteção e fortalecimento social, que dão dignidade às pessoas e apoio a aqueles que estão em risco pessoal ou social, com direitos violados ou ameaçados. São demandas prioritárias da sociedade”, afirmou Ricardo Ferraço, que é também secretário de Estado de Desenvolvimento.

Segundo ele, o desenvolvimento das regiões vai além de projetos estruturantes. “Passa também pela economia, saúde, saneamento, educação e principalmente, pelo cidadão. O trabalho do Governo do Estado é amplo, é macro e está presente em todos os municípios capixabas com o mesmo propósito de oferecer qualidade à população”, reforçou o governador em exercício.

De acordo com a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, até 2026 estão previstos mais de R$ 118 milhões para a construção e reforma de Cras, Creas, Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop), Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e  Unidades de Acolhimento Institucional.

“No Espírito Santo os recursos direcionados para a proteção social alcançaram patamares inéditos. O governador Renato Casagrande assumiu, dentre outros compromissos, o de ampliar e qualificar nossa rede física e tem cumprido à risca. As entregas que fazemos aqui em São Gabriel da Palha se repetirão em outros municípios, pois o objetivo do Governo do Estado é entregar serviços eficazes e atendimento digno a todos capixabas, em especial àqueles que mais precisam”, afirmou a secretária.

O Cras e o Creas integram a estrutura do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social. O Suas é um dos grandes responsáveis por atender e fazer a manutenção de boa parte dos direitos do cidadão e da família – principalmente aquelas que estão em situação de risco social.

A solenidade também contou com a presença do prefeito de São Gabriel da Palha, Tiago Rocha, e da secretária Municipal do Trabalho, Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Marcella Rossoni Rocha.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422

Assessoria de Comunicação da Setades
Ana Freitas / Samyra Ferreira
(27) 3636-6803
anafreitas@setades.es.gov.br / samyralobino@setades.es.gov.br

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Tottenham em crise: Richarlison pode retornar ao Everton após rebaixamento

Tottenham Pode Enfrentar Rebaixamento e Richarlison É Cotado para...

Polícia Civil conclui inquérito sobre homicídio que reacendeu guerra entre facções

Polícia Civil elucida homicídio que reacendeu guerra entre facções...

Cachoeiro encerra inscrições da Corrida de São Pedro e lança plataforma digital esportiva

Na última terça-feira, Cachoeiro de Itapemirim deu mais um...

Veto à dosimetria é rejeitado com forte apoio da bancada capixaba no Congresso

O Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Lula...

Marataízes promove oficina de tecnologia no combate ao Aedes aegypti

Marataízes Adota Tecnologia de Ovitrampas para Combatimento ao Aedes...

Prefeitura de Cachoeiro realiza recapeamento de rua para melhoria urbana e segurança

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim inicia o recapeamento...

Enzo Fernández e o Real Madrid: futuro indefinido, só depois da Copa!

Permanência de Enzo Fernández no Chelsea e Rumores de...

Polícia Civil flagra furto de energia em ferro-velho e barbearia em Vitória

Polícia Civil do ES Combate Furto de Energia Elétrica...

Taxa de desocupação atinge 6,1% e subutilização chega a 14,3% em março

Taxa de Desocupação no Brasil Apresenta Aumento no Primeiro...