25 de outubro de 2025
Governo ESGoverno do Estado e Polícia Federal assinam cooperação para participação em Força...

Governo do Estado e Polícia Federal assinam cooperação para participação em Força Tarefa da Segurança Pública


O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, nesta segunda-feira (06), o termo aditivo para a inclusão das forças de segurança estaduais na Força-Tarefa de Segurança Pública (FTSP) da Polícia Federal. O objetivo é o compartilhamento em tempo real de informações que subsidiem operações policiais com foco no combate ao tráfico de drogas e de armas utilizadas para o abastecimento de organizações criminosas que atuam no Espírito Santo.

A partir de agora, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e a Secretaria da Justiça (Sejus) passam a fazer parte da Força Tarefa, junto com as Guardas-civis dos municípios da Grande Vitória.

“Quero registrar minha alegria de assinar esse ato. A adesão à Força Tarefa vem para fortalecer e solidificar o trabalho que estamos realizando. A integração é uma das diretrizes do nosso programa de enfrentamento ao crime. Fico feliz em reunir os cinco prefeitos da Grande Vitória. Essa união é fundamental para fecharmos o cerco contra os criminosos. É importante que cada município tenha seu cerco integrado. O Estado vai continuar investindo na área de segurança e reestruturando nossas forças”, afirmou o governador Casagrande.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, destacou que o programa Estado Presente tem como premissa a integração das forças estaduais no combate ao crime, sendo há mais de dez anos uma referência na redução da criminalidade no País. Agora, essa parceria com a Polícia Federal vem para qualificar ainda mais as ações.

“Sempre estivemos integrados por meio do programa Estado Presente e agora vamos estar ainda mais unidos em prol dos capixabas. É muito importante que estejamos, de fato, integrados buscando agendas que dependem da Polícia Federal.  A questão do tráfico internacional de drogas e de armas impacta muito em nossa segurança. As ferramentas da Polícia Federal podem nos ajudar no enfrentamento à criminalidade”, destacou Ramalho.

O superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo, delegado Eugênio Ricas, agradeceu a confiança do governador Renato Casagrande e destacou que a FTSP vem para agregar ao programa Estado Presente, que já alcança reduções de criminalidade no Estado há anos.

“Tivemos a oportunidade de conhecer um trabalho de força tarefa nos Estados Unidos com muito sucesso. Mas somente após o [atentado terrorista de] 11 de setembro que esse modelo foi adotado. Aqui no Brasil temos 40 mil homicídios por ano e só agora começamos a falar nisso. O programa Estado Presente tem conseguido reduções consideráveis nos índices de criminalidade desde que foi criado e tem servido de exemplo. A Força Tarefa vem para agregar e ser mais uma ferramenta. Agradeço ao governador pela confiança e não tenho dúvidas que vamos alcançar resultados ainda melhores”, disse Ricas.

“A integração é uma diretriz do Governo do Estado e as nossas forças policiais atuam neste sentido desde quando instituímos, no âmbito do programa Estado Presente, as regiões e áreas integradas de Segurança Pública. Temos aqui no Espírito Santo um largo histórico cooperativo das agências de segurança estaduais com as federais e municipais. Este instrumento institucionaliza essa cooperação mútua, não para se sobrepor a nenhuma instituição, mas para avançarmos em algumas ações como, por exemplo, o controle de armas e munições e a descapitalização das organizações criminosas. A nossa expectativa dentro do programa Estado Presente é positiva”, avaliou o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, que coordena o Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, frisou que para se alcançar uma eficiência maior no combate ao crime a integração e tecnologia devem estar lado a lado. “Qualquer sistema de segurança que queira estar na vanguarda tem que unir tecnologia e integração. Damos um passo importante e com certeza vamos qualificar as ações das nossas forças policiais”, comentou.

Já o delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, usou o termo “união de forças” para resumir a importância da parceria entre Estado e forças federais. “Cito um exemplo recente: a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 20 pistolas com um casal que estava trazendo isso para o Espírito Santo, em Minas Gerais. Isso mostra a importância dessa união de forças e o compartilhamento de informações para traçar a rota do tráfico. Esperamos trazer dias de mais paz para o nosso Espírito Santo”, concluiu.

Estiveram presentes na solenidade, o secretário de Estado da Justiça, André Garcia; o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Aguiar; o comandante-geral do CBMES, coronel Alexandre Cerqueira; os prefeitos Wanderson Bueno (Viana), Lorenzo Pazolini (Vitória), Euclério Sampaio (Cariacica), Arnaldinho Borgo (Vila Velha) e Sérgio Vidigal (Serra); além de secretários municipais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil e Ambiental apreendem 16 aves silvestres em Vila Velha

Operação Conjunta da Polícia Civil e Ambiental Apreende Aves...

Manchester United planeja investir R$ 627 milhões para garantir Rafael Leão do Milan

Manchester United prepara oferta milionária por Rafael Leão O Manchester...

Governo do ES recebe supervisão do BID para modernizar sistema prisional

Governo do Estado Recebe Missão de Supervisão do BID...

Brasil encerra Mundial de Ginástica Artística em Jacarta sem pódio.

Brasil se despede do Mundial de Ginástica Artística sem...

Real Madrid mira Michel Olise como possível substituto de Vinicius Jr. por R$ 626 milhões

Olise está na mira do Real Madrid O Real Madrid...

Capturado nono envolvido na morte do ex-delegado Ruy Ferraz

Prisão em São Paulo: Suspeito Detido em Conexão com...

Estêvão no Chelsea: Decisão de Maresca gera polêmica e expectativas entre fãs!

Estêvão luta por espaço no Chelsea O jovem atacante Estêvão...

Polícia Civil do ES prende segundo suspeito por tentativa de homicídio em Lindenberg

Polícia Civil do ES prende segundo suspeito de tentativa...

TVE transmite seminário ‘Barro: da terra à terra’ com nomes da cultura capixaba

TVE Transmitirá Seminário “Barro: da terra à terra” em...