Fórum Comunitário de Segurança Reúne Alunos em Vila Velha
Na noite da última terça-feira (23), a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Agenor de Souza Lé, localizada no bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha, foi o palco de uma relevante edição do Fórum Comunitário de Segurança. O evento, promovido pela Gerência de Integração Comunitária e Institucional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (GICI/Sesp), contou com a participação de 90 alunos, que tiveram a oportunidade de expandir seus conhecimentos por meio de palestras informativas e de diálogo sobre temas relacionados à segurança pública.
Os Fóruns Comunitários de Segurança foram estabelecidos com o objetivo de criar canais de comunicação entre a comunidade e as instituições responsáveis pela segurança, promovendo a troca de informações e o fortalecimento de uma cultura de paz. Desde a sua implementação em 2019, a ação tem sido realizada com o apoio do convênio firmado entre o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Durante o encontro, a capitã Andresa, gerente de Integração Institucional da SESP, conduziu as atividades como mediadora, enfatizando a importância do diálogo no ambiente escolar. “Os Fóruns servem para compartilhar conhecimento, viabilizar o diálogo e aproximar a temática da segurança pública da comunidade em geral. Quando estamos em um ambiente escolar como este, temos a oportunidade de apresentar a adolescentes informações importantes que fazem a diferença na vida das pessoas”, afirmou.
O evento contou com quatro palestras, cada uma abordando temas específicos de segurança pública:
-
Programa Rede Comunidade Segura: O capitão Lorenzo, da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), explicou como esse programa visa estabelecer parcerias entre a comunidade e a polícia, promovendo soluções criativas e preventivas para questões de segurança nas localidades.
-
Uso Seguro das Redes Sociais: O delegado Carlos Victor, da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), discorreu sobre o uso responsável das redes sociais, além de questões como cyberbullying e golpes praticados na internet.
-
Instruções de Segurança: A capitã Andresa, representando o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), apresentou orientações sobre o abandono seguro de edificações em casos de incêndio.
-
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd): A capitão da reserva Adriana, da Diretoria de Recursos de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PMES, falou sobre o Proerd, além de realizar a entrega de pelúcias do mascote do programa a três alunos como forma de incentivo.
O Fórum Comunitário de Segurança na EEEFM Agenor de Souza Lé representa uma iniciativa significativa para a formação de jovens conscientes sobre a importância da segurança, promovendo o engajamento da comunidade na construção de um ambiente mais seguro.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SESP
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com
Fonte: Governo ES

