Cerca de 50 Internos da Penitenciária Regional de São Mateus Recebem Certificados de Qualificação Profissional
Na terça-feira, 14 de outubro, aproximadamente 50 internos e internas da Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM) participaram de uma cerimônia de entrega de certificados, resultante da conclusão de cursos de qualificação profissional nos segmentos de Assistente de Logística, Assistente Administrativo e Corte e Escova. Esta iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria da Justiça (Sejus) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Espírito Santo (Senac-ES), integrada ao Projeto Integra.
Os cursos, que têm como foco a formação para o mercado de trabalho, visam à ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Marcelo Gouvêa, subsecretário de Estado da Ressocialização, destacou a importância dessas capacitações: “Os cursos garantem que os custodiados estejam preparados para as demandas do mercado e possam também empreender. A colaboração entre a Sejus e o Senac-ES está alinhada ao nosso Programa de Ressocialização, uma vez que oferece formações com conteúdo prático e atualizado, possibilitando uma recolocação profissional ou até mesmo a abertura de um negócio próprio. Nosso compromisso é transformar as perspectivas desses internos, proporcionando condições para um retorno produtivo à sociedade, sem a reincidência ao crime.”
A gerente de Educação Profissional do Senac em São Mateus, Érika Carvalho Boechat, enfatizou o significado da formação: “Esse momento simboliza muito mais do que a conclusão de um curso. É a prova de que a educação tem o poder de transformar trajetórias e abrir portas para o futuro. Nosso compromisso é oferecer oportunidades reais para que essas pessoas possam reconstruir suas vidas com dignidade e autonomia.”
Além dos cursos já concluídos, novas capacitações estão programadas para a PRSM, com a oferta de cerca de 40 vagas em Cursos de Informática Básica destinados ao público masculino e Escova e Penteados direcionados à ala feminina da unidade prisional.
Em 2025, 256 internos do sistema prisional do Estado já receberam certificação do Senac-ES em diversos cursos de qualificação profissional, incluindo áreas como fotógrafo, cabeleireiro, padeiro, costureiro e assistente administrativo.
Para mais informações, a imprensa pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Sejus através dos telefones (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856 ou pelo e-mail imprensa@sejus.es.gov.br.
Fonte: Governo ES

