Espírito Santo Celebra um Ano do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualidade da Educação
Nesta semana, o Espírito Santo comemorou um ano da implementação do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualidade da Educação (Pacto EJA), cujas atividades foram destacadas durante o Fórum de Partilha, realizado no auditório do Cefope. O evento reuniu gestores, professores, formadores e representantes de instituições parceiras, reforçando a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado.
A abertura do fórum foi conduzida pela gerente da EJA/Sedu, Mariane Berger, que enfatizou que o Pacto vai além de um simples acordo institucional. “O Pacto é um movimento que nasce nos territórios, reafirma a educação pública como direito fundamental e fortalece a inclusão de jovens, adultos e idosos em nosso Estado e em todo o Brasil”, destacou.
O encontro teve como alvo a apresentação dos resultados obtidos durante o primeiro ano do programa no Espírito Santo, além de promover o diálogo entre os profissionais diretamente envolvidos com a EJA. Durante esse período, diversas ações foram implementadas, incluindo:
- Articulações para o desenvolvimento da formação dos Círculos de Cultura em colaboração com a Rede Estadual e Redes Municipais.
- Reuniões de articulação com o Ministério Público, o Fórum EJA, a Defensoria Pública Estadual e Federal e a UNDIME.
- Realização de encontros em todas as Regionais, com a participação de cerca de 300 representantes de mais de 75 instituições públicas e privadas de 50 municípios.
- Círculos de Cultura abordando temas como o papel da EJA na Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo e questões relacionadas às mulheres na EJA.
- Mais de 10 reuniões com a Governança do Pacto EJA.
- Articulação com Secretarias Municipais de Educação para a oferta da EJA em municípios como Itaguaçu, Alto Rio Novo e Piúma.
- Parcerias com associações quilombolas para a oferta da EJA nas comunidades quilombolas do estado.
- Colaboração com secretarias municipais de Assistência Social para oferecer a EJA em equipamentos como CREAS e Centro POP nos municípios de Colatina, Vila Velha e Serra.
Os relatos dos profissionais presentes durante o fórum evidenciaram importantes trocas de experiências, abrangendo estudos, processos formativos, avanços e desafios enfrentados em cada um de seus territórios. O evento contou ainda com a participação da Prof.ª Dr.ª Edna Castro de Oliveira, do Núcleo da Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e da Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Sanches, diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos da Secadi/Mec. Ambas ressaltaram contextos de ação do Pacto EJA, as realizações já efetivadas e as perspectivas futuras.
Os objetivos do Pacto são claros e abrangentes, destacando-se:
I – Superar o analfabetismo de jovens, adultos e idosos;
II – Elevar a escolaridade de jovens, adultos e idosos;
III – Ampliar a oferta de matrículas da EJA nos sistemas públicos de ensino, incluindo estudantes privados de liberdade;
IV – Integrar a EJA à educação profissional.
A iniciativa é um passo significativo para a promoção da inclusão educacional e a valorização da educação pública no Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Email: comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-7888 / 3636-7707.
Fonte: Governo ES