Fiscalização Intensifica Combate à Irregularidade no Transporte de Café em Rio Bananal
Na tarde da última quarta-feira, 29 de novembro, uma operação de fiscalização coordenada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), através da Receita Estadual, resultou na apreensão de um veículo no município de Rio Bananal. O veículo transportava 230 sacas de café conilon em grão cru, totalizando um valor estimado em R$ 310 mil, e estava sem a devida documentação fiscal.
A ação, realizada por auditores fiscais da Subgerência Fiscal da Região Nordeste (Sufis-NE), foi parte de uma atividade de fiscalização volante. Essa abordagem consiste na verificação da regularidade das cargas e dos documentos correspondentes durante o deslocamento das equipes, que ocorreram tanto em áreas urbanas quanto em rodovias que dão acesso à cidade.
De acordo com o auditor fiscal Cristiano Ferreira, este tipo de operação é fundamental para garantir a justiça fiscal e proteger o mercado formal. “Ações desta envergadura, além de abastecer o erário público, combatem a concorrência desleal, que prejudica empresas e empregos, impactando toda a sociedade”, ressaltou Ferreira.
O auditor fiscal André Gomes Santana enfatizou que operações com esse foco são realizadas rotineiramente e têm se mostrado eficazes na prevenção da circulação e comércio de mercadorias sem a emissão de documentos fiscais apropriados. “Essas ações permitem o flagrante de ilícitos que desviam recursos públicos essenciais para o financiamento de políticas nas áreas de educação, saúde e segurança”, declarou Santana.
A operação resultou na lavratura de um auto de infração, que gerou uma arrecadação próxima a R$ 150 mil para os cofres públicos. A Secretaria da Fazenda segue comprometida em intensificar a fiscalização, buscando a regularização das atividades comerciais e o fortalecimento da economia local.
Para mais informações, a Assessoria de Comunicação da Sefaz está disponível pelos seguintes contatos:
Cintia Bento Alves
E-mail: comunicacao@sefaz.es.gov.br.
Fonte: Governo ES

