sábado 31 de maio de 2025
Governo ESGoverno do ES abre edital para seleção de Professores Alfabetizadores Voluntários

Governo do ES abre edital para seleção de Professores Alfabetizadores Voluntários

Secretaria da Educação (Sedu) Lança Edital para Seleção de Professores Alfabetizadores Voluntários

A Secretaria da Educação do Estado do Espírito Santo (Sedu) publicou, nesta segunda-feira, o edital para a seleção de Professores Alfabetizadores Voluntários que atuarão no novo ciclo do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Esta é uma iniciativa integrada ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e à Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Vagas e Cadastro de Reserva

Estão sendo oferecidas um total de 52 vagas, distribuídas em 17 municípios capixabas, além da formação de um cadastro de reserva. A criação deste cadastro visa atender à demanda de turmas de alfabetização em todos os municípios do estado. O Programa Brasil Alfabetizado tem como meta assegurar o direito à alfabetização para jovens, adultos e idosos, promovendo, assim, o acesso à educação e contribuindo de forma significativa para a redução do analfabetismo no Espírito Santo.

Contexto e Relevância

De acordo com os dados do último Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2022, o Estado do Espírito Santo apresenta 173.848 pessoas não alfabetizadas. Essa estatística reforça a urgência e a importância da iniciativa, que visa proporcionar educação de qualidade a todos.

Mariane Luzia Folador Dominicini Berger, gerente de Educação de Jovens e Adultos (GEEJA), enfatizou a importância do edital: “A abertura deste edital é mais do que uma oportunidade de atuação voluntária — é um chamado para um compromisso social com a transformação de vidas. Em um cenário estadual com quase 174 mil pessoas não alfabetizadas, o papel do professor alfabetizador é essencial para garantir dignidade, autonomia e inclusão social por meio da educação”, declarou.

Diretrizes e Normativas

O edital segue as diretrizes estabelecidas pela Portaria MEC nº 225, de 16 de novembro de 2023, que regulamenta a implementação do PBA por parte dos entes federativos. Adicionalmente, encontra-se alinhado à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), que assegura o direito à educação para todos, em todas as etapas da vida.

Inscrições

As inscrições para a seleção de Professores Alfabetizadores Voluntários estão abertas até o próximo domingo, dia 11. Os interessados devem realizar a inscrição conforme as orientações disponibilizadas no edital. Os candidatos selecionados atuarão de forma voluntária e terão acesso a formação inicial e continuada, assim como apoio pedagógico e acompanhamento durante todo o ciclo de alfabetização.

Contato para Mais Informações

Para mais informações, a Assessoria de Comunicação da Sedu está disponível pelo e-mail comunicacaosedu@sedu.es.gov.br. A jornalista Deborah Hemerly também pode ser contatada através do e-mail dahfialho@sedu.es.gov.br ou pelos telefones (27) 3636-7706 / 3636-7707.

Fonte: Governo ES

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil de Linhares captura foragido por tráfico, roubo e posse ilegal

Polícia Civil do ES Captura Foragido em Operação no...

Conflito no Saara Ocidental: tensão entre Marrocos e Argélia

A região do Saara Ocidental, com extensão semelhante ao...

PSG em busca da glória: Luis Enrique garante que time está pronto para a história!

Luis Enrique pode atingir feito inédito com o PSG Luis...

Macacko lança álbum acústico ‘Memórias do Futuro’ com apoio do Governo do ES

Macacko Lança Álbum Acústico “Memórias do Futuro” em Todas...

Duplas do Brasil brilham em Roland Garros após queda de Fonseca

A jornada de João Fonseca no prestigiado torneio de...

Candidatos do PT no Espírito Santo intensificam campanha em municípios do Estado

Deputados Jack Rocha e João Coser estão disputando a...

Igor Jesus pode desfalcar Botafogo contra o Santos em negociações com o Nottingham Forest

Igor Jesus preocupa no Botafogo O Botafogo enfrenta um desafio...

Polícia Civil recupera celular roubado em Vitória após diligências na Serra

Polícia Civil do Espírito Santo Recupera Celular Roubado em...
- Advertisement -spot_img