Secretaria da Educação (Sedu) Lança Edital para Seleção de Professores Alfabetizadores Voluntários
A Secretaria da Educação do Estado do Espírito Santo (Sedu) publicou, nesta segunda-feira, o edital para a seleção de Professores Alfabetizadores Voluntários que atuarão no novo ciclo do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Esta é uma iniciativa integrada ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e à Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Vagas e Cadastro de Reserva
Estão sendo oferecidas um total de 52 vagas, distribuídas em 17 municípios capixabas, além da formação de um cadastro de reserva. A criação deste cadastro visa atender à demanda de turmas de alfabetização em todos os municípios do estado. O Programa Brasil Alfabetizado tem como meta assegurar o direito à alfabetização para jovens, adultos e idosos, promovendo, assim, o acesso à educação e contribuindo de forma significativa para a redução do analfabetismo no Espírito Santo.
Contexto e Relevância
De acordo com os dados do último Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2022, o Estado do Espírito Santo apresenta 173.848 pessoas não alfabetizadas. Essa estatística reforça a urgência e a importância da iniciativa, que visa proporcionar educação de qualidade a todos.
Mariane Luzia Folador Dominicini Berger, gerente de Educação de Jovens e Adultos (GEEJA), enfatizou a importância do edital: “A abertura deste edital é mais do que uma oportunidade de atuação voluntária — é um chamado para um compromisso social com a transformação de vidas. Em um cenário estadual com quase 174 mil pessoas não alfabetizadas, o papel do professor alfabetizador é essencial para garantir dignidade, autonomia e inclusão social por meio da educação”, declarou.
Diretrizes e Normativas
O edital segue as diretrizes estabelecidas pela Portaria MEC nº 225, de 16 de novembro de 2023, que regulamenta a implementação do PBA por parte dos entes federativos. Adicionalmente, encontra-se alinhado à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), que assegura o direito à educação para todos, em todas as etapas da vida.
Inscrições
As inscrições para a seleção de Professores Alfabetizadores Voluntários estão abertas até o próximo domingo, dia 11. Os interessados devem realizar a inscrição conforme as orientações disponibilizadas no edital. Os candidatos selecionados atuarão de forma voluntária e terão acesso a formação inicial e continuada, assim como apoio pedagógico e acompanhamento durante todo o ciclo de alfabetização.
Contato para Mais Informações
Para mais informações, a Assessoria de Comunicação da Sedu está disponível pelo e-mail comunicacaosedu@sedu.es.gov.br. A jornalista Deborah Hemerly também pode ser contatada através do e-mail dahfialho@sedu.es.gov.br ou pelos telefones (27) 3636-7706 / 3636-7707.
Fonte: Governo ES