21.3 C
Itapemirim
quinta-feira 18 abril 2024

Governador visita obras do Mirante da Terceira Ponte e acompanha início da última fase da Ciclovia da Vida

Governo ESGovernador visita obras do Mirante da Terceira Ponte e acompanha início da última fase da Ciclovia da Vida


O governador do Estado, Renato Casagrande, visitou, nessa quarta-feira (29), as obras de construção do mirante da Ciclovia da Vida que estão sendo executadas no trecho do vão central da Terceira Ponte. Casagrande também acompanhou o início da terceira e última etapa na montagem da Ciclovia da Vida, que é o trecho de estrutura metálica da ponte (vão central), com 700 metros de cada lado. 

“A Ciclovia da Vida vai ganhando corpo e o mirante, que vai ter uma das vistas mais lindas do Espírito Santo, também está ficando pronto. Além de proteção contra suicídios, a Ciclovia da Vida, que terá o nome da cicloativista Detinha Son, vai ser um importante equipamento de mobilidade urbana. Vemos pontes em outros locais do mundo, valorizando o transporte de bicicleta e o turismo. Agora teremos essa oportunidade também em nosso Estado”, afirmou o governador.

Casagrande destacou que esta é mais uma conquista de todos os capixabas. “Pedalar até o mirante e fazer fotos com essa vista linda será um programa para toda a família, pois crianças conseguem subir a ponte pedalando, como pudemos ver no passeio ciclístico que aconteceu recentemente na Terceira Ponte”, destacou.

Com seis frentes de trabalho simultâneas, as obras de montagem da Ciclovia da Vida daqui até o final da obra serão executadas exclusivamente no trecho do vão central (com exceção dos acessos), ou seja, a quase 70 metros de altura sobre o mar. As obras da Ciclovia da Vida estão com quase 70% dos serviços executados. Contando com todo o conjunto de intervenções – ciclovia, ampliação da ponte e proteção ao suicídio – os serviços chegam a 60% de execução. 

“Do percentual que falta a ser executado em relação à ciclovia, praticamente, temos o trecho do vão central da ponte e os acessos nos dois sentidos. A obra como um todo caminha conforme o planejado, numa obra que é desafiadora”, completou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

O projeto da Ciclovia da Vida e ampliação da Terceira Ponte está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix é responsável pelas obras, contratadas pelo valor de R$ 127 milhões. O prazo para conclusão é maio de 2023. Essa é uma das obras prioritárias do Governo na área da mobilidade, contemplando a ampliação da capacidade de fluxo de veículos, implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio.

O anteprojeto da Ciclovia da Vida propõe uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, fazendo a barreira de proteção ao suicídio. Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio, serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.

A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo, nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.

A estrutura que será anexada à ponte nos dois sentidos como forma de impedir o suicídio, contará com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia unidirecional, com pavimento asfáltico de três metros de largura.

Números da obra

Extensão total da Terceira Ponte: 3.339 metros

Largura atual do tabuleiro da Terceira Ponte: 18,3 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte após as intervenções: 19,5 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte + Ciclovia da Vida: 25,5 metros

Quantidade de faixas de rolamento atualmente: 4

Quantidade de faixas de rolamento após as intervenções: 6

Número aproximado de funcionários no pico da obra: 240

Quantidade de aço da estrutura metálica: 3.000 toneladas

Valor do investimento: R$ 127 milhões

Prazo de execução: maio de 2023

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Semobi
Susana Kohler
(27) 3636-9617 / 99697-6783
comunicacao@semobi.es.gov.br

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas