A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim deu início em julho ao Estágio de Qualificação Profissional, um treinamento anual exigido pela Polícia Federal destinado a todas as guardas municipais do país. O programa, que prevê mínimo de 80 horas de instrução ao longo do ano, foca no aperfeiçoamento técnico e operacional dos agentes, incluindo diversas disciplinas essenciais para a segurança pública.
Os conteúdos do treinamento abrangem temas como legislação pertinente ao serviço, técnicas com armamento, defesa pessoal, abordagem a pessoas e veículos, além de atendimento em situações de emergência. Os participantes também são capacitados em inspeções veiculares, patrulhamento rural e uso de equipamentos não letais, armamento e tiro. Parte das atividades é realizada em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), especificamente com o 3° CPOR e a Força Tática do 9° BPM, serviços que têm colaborado ativamente nas capacitações.
Além disso, está prevista a oferta do Curso Básico de Patrulhamento Escolar e Prevenção a Atirador Ativo, que será ministrado pela Companhia Independente de Patrulhamento Escolar. Este curso é comandado pelo major Eliandro, um profissional reconhecido pela excelência no atendimento a escolas e na preparação de agentes para situações críticas.
O secretário municipal de Segurança e Trânsito de Cachoeiro, Clayton Siqueira do Nascimento, ressaltou a importância da iniciativa para aprimorar não apenas a segurança da cidade, mas também a integridade e eficiência dos agentes da GCM no atendimento às diversas ocorrências que exigem a atuação da guarda.
Foto: Divulgação/PMCI
Guarda Civil Municipal de Cachoeiro realiza Estágio de Qualificação Profissional – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES