EducaçãoFurto de material biológico na Unicamp gera prisão e investigação.

Furto de material biológico na Unicamp gera prisão e investigação.

Furto de Material Biológico na Unicamp Choca a Comunidade Científica

Em um caso que gerou grande repercussão em todo o Brasil, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi palco de um furto de material biológico que começou a ser investigado em março deste ano. Na última segunda-feira (23), a Polícia Federal prendeu em flagrante a professora Soledad Palameta Miller, da Faculdade de Engenharia de Alimentos, sob a suspeita de ter furtado uma série de vírus do Laboratório de Virologia e Biotecnologia Aplicada, que opera sob condições de nível 3 de biossegurança (NB-3), a máxima exigida para esse tipo de material. A professora foi liberada no dia seguinte, após pagamento de fiança, no entanto, a investigação prossegue e seu marido, Michael Edward Miller, também está sob suspeita de envolvimento no crime.

O furto do material biológico começou a ser notado pela Unicamp dias antes de a situação ser reportada à Polícia Federal em 16 de março. Conforme apuração realizada pelas autoridades, os vírus subtraídos nunca deixaram o campus e foram encontrados em dois laboratórios distintos da universidade: um na própria Faculdade de Engenharia de Alimentos e outro no Laboratório de Doenças Tropicais Professor Luiz Jacinto da Silva, ambos ligados ao Instituto de Biologia da Unicamp. Esses achados reforçam a gravidade do incidente, visto que o material em questão poderia representar riscos à saúde pública.

Detalhes da Investigação

A investigação está em andamento e tem o apoio da Unicamp. A polícia ainda não determinou a motivação específica que levou o casal a realizar o furto. Soledad e Michael Edward Miller, que é veterinário e também doutorando na Unicamp, são acusados de furto qualificado e fraude processual. Michael, que participa da incubadora de empresas Incamp, tinha acesso restrito ao espaço da universidade, o que levanta questões sobre a ética de sua atuação.

Ainda não foi revelado quais tipos de vírus foram subtraídos, mas a Unicamp afirma que nenhum dos organismos era geneticamente modificado, conforme se suspeitava inicialmente. A universidade não só acionou a Polícia Federal, mas também contou com a colaboração da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que está realizando a análise pericial dos itens furtados.

Posições Institucionais

Em um comunicado oficial, a Unicamp caracterizou o furto como um “caso isolado” em uma instituição que, segundo rankings internacionais, é reconhecida como uma das melhores da América Latina. A universidade declarou que está colaborando integralmente com as investigações e reafirmou seu compromisso com a qualidade e a ética em sua produção científica e na formação de seus alunos.

O furto de material biológico levanta discussões sobre segurança nos laboratórios e a necessidade de medidas preventivas para proteger informações e recursos que podem ser sensíveis. As investigações continuam, enquanto a comunidade acadêmica aguarda mais esclarecimentos sobre a motivação e as implicações do caso.

O que se sabe sobre o furto de material biológico da Unicamp?

Fonte: Agencia Brasil.

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil e Federal prendem homem procurado por homicídio em Cachoeiro

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Homicídio em...

Xabi Alonso aponta Arda Güler e Carreras como alvos prioritários no Chelsea

Xabi Alonso Seleciona Possíveis Reforços para o Chelsea em...

Anchieta recebe 22º Fórum Empreendedor com Liquida Anchieta na Praça São Pedro

Entre os dias 21 e 23 de maio, Anchieta...

Escândalo de Flávio Bolsonaro eleva os desafios para aliança de Pazolini com PL

O ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, atual pré-candidato a...

Evair e Messias resistem a recuos e mantêm emendas contra fim da escala 6×1

Bolsonaristas contrariam a tendência de recuo de seus colegas,...

Polícia Civil do ES Prende Homem por Descumprimento Reiterado de Medidas Protetivas

Polícia Civil do ES Cumpre Mandado de Prisão por...

Manchester City em busca de Enzo Fernández com aval de Enzo Maresca!

Enzo Fernández pode ser o novo reforço do Manchester...

Anchieta: Gabinete em Ação oferece serviços à comunidade de Iriri no dia 26

Na próxima terça-feira, a Prefeitura de Anchieta realizará mais...

Rio Branco em busca de título histórico: jogo ao vivo na Espírito Santo FM

Rádio Espírito Santo FM Transmite Final da Copa Centro-Oeste...