PolíciaFatos atípicos passam a ser registrados apenas na Delegacia On-line - Notícias...

Fatos atípicos passam a ser registrados apenas na Delegacia On-line – Notícias da Polícia Civil ES

A partir desta terça-feira (07), Boletins de Ocorrência sobre perda de documentos, ocorrências de trânsito sem vítimas e para a preservação de direitos civis passam a ser registrados, exclusivamente, pela Delegacia On-line (delegaciaonline.sesp.es.gov.br). A mudança foi instituída pela Instrução de Serviço nº 2017 de 06 de junho de 2022, publicada, nesta terça-feira (07), no Diário Oficial do Estado.

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) adotou a mudança considerando que a evolução digital é um movimento que afeta também o setor público e exige a adoção de soluções inovadoras e mais eficientes. Além disso, a mudança converge com o esforço do Governo do Estado de aprimorar a prestação de serviços à população capixaba, somando soluções tecnológicas aos recursos humanos já existentes.  

A mudança abrange apenas Boletins de Ocorrência que relatem o que, juridicamente, é considerado fato atípico: situações nas quais o cidadão deseja fazer um registro para a proteção dos próprios direitos, mas que não representam crimes e não exigem investigação criminal.

“O cidadão precisa registrar que perdeu documentos, ou que colidiu contra um muro, sem ferir ninguém, ou qualquer outra situação para a qual ele considere importante fazer um registro, mas que não, necessariamente, dará início a uma investigação criminal. Este cidadão fará seu registro, exclusivamente, por meio da Delegacia On-line, dentro de casa, deixando o ambiente da Delegacia física para o atendimento de vítimas de crimes”, explicou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

Com a mudança, a PCES espera reduzir a circulação de pessoas nas dependências das Delegacias, priorizando o atendimento às vítimas de crimes.  Entretanto, o delegado-geral esclarece que há exceções: aqueles que tiverem empecilhos para realizar o registro em casa podem continuar procurando as delegacias.

“Pessoas em situação de rua, que tenham alguma deficiência física ou intelectual que impeça o registro por meio virtual, ou que não tenham instrução escolar ou acesso à internet podem continuar procurando as Delegacias de Polícia Civil em todo o Estado. Nossos policiais estão à disposição para atender e orientar no que for necessário”, enfatizou.

Além das ocorrências de fatos atípicos, a Delegacia On-line também está disponível para o registro de outros tipos de ocorrências. Em funcionamento desde 2006, a DeOn se tornou um importante recurso para quem deseja registrar um Boletim de Ocorrência sem sair de casa e permite o registro da maior parte dos casos pelo próprio cidadão. Apenas homicídios, sequestros, estupros e furtos e roubos de veículos não são aceitos pela DeOn. Nestes casos, o registro é feito, exclusivamente, em Delegacias físicas.

 

Texto: Camila Ferreira

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Matheus Zardini / Olga Samara  

(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111

comunicapces@gmail.com

 

$.post(
‘https://graph.facebook.com’,
{
id: ‘https://pc.es.gov.br/Notícia/fatos-atipicos-passam-a-ser-registrados-apenas-na-delegacia-on-line’,
scrape: true
},
function (response) {
//console.log(response);
}
);
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

spot_img

Top 5

Confira Mais

Chuva afeta eleição; Paraná em alerta vermelho por tempestades

Alerta Geral: Chuva e Tempestades Atraem Atenção na Eleição...

Encontro em Cachoeiro valoriza experiências e trajetórias das pessoas idosas

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Cachoeiro oferece transporte coletivo gratuito durante as Eleições de 2026

Os eleitores de Cachoeiro de Itapemirim contarão com transporte...

Ministro do TSE reforça voto como direito essencial no Brasil

Na véspera do primeiro turno das eleições brasileiras, o...

Cachoeiro avança com pavimentação em trechos de estradas rurais e turismo local

Dois trechos de estradas em Cachoeiro de Itapemirim, que...

São Paulo empata com Corinthians e conquista título inédito

São Paulo FC Conquista Título Inédito no Campeonato Brasileiro...

Ruy Castro apresenta “Eu Gosto de Música” na Rádio MEC

A Rádio MEC apresenta neste domingo (4) às 21h,...

Cachoeiro celebra o Dia da Pessoa Idosa com encontro e atividades culturais

Cachoeiro de Itapemirim celebrou o Dia Nacional da Pessoa...