InternacionalFalta de jornalistas latino-americanos para cobrir a Palestina

Falta de jornalistas latino-americanos para cobrir a Palestina

Obras em São Paulo Relembram Opressão e Resistência Palestina em Meio ao Conflito Atual

No contexto do ressurgente conflito entre Israel e Palestina, que se intensificou em outubro de 2023, duas obras significativas foram lançadas nesta semana em São Paulo, ressaltando a importância dos relatos históricos e jornalísticos provenientes da própria comunidade palestina. O evento, que ocorre em meio a uma escalada de violência em Gaza e na Cisjordânia, serve como um lembrete da opressão contínua enfrentada pelo povo palestino e da necessidade urgente de contar suas histórias sob suas próprias perspectivas. O pesquisador e autor Ahmad Alzoubi, um dos principais nomes envolvidos nos lançamentos, discutiu como a cobertura jornalística em diversos países da América Latina frequentemente segue narrativas imperialistas, muitas vezes influenciadas por grandes agências de notícias ocidentais, que não refletem a verdadeira situação no terreno.

Na obra Diáspora Palestina na América Latina – Estudos de Mídia e Identidade, Alzoubi critica a escassez de jornalistas latino-americanos capacitados para cobrir a realidade palestina sem a mediação de agências que têm suas próprias agendas. “No território da Palestina, não tem correspondente, nem jornalista brasileiro ou da América Latina [sem o controle de Israel] para fazer a cobertura, ou saber o que aconteceu lá”, afirmou Alzoubi, professor de Jornalismo e Comunicação na Universidade de Lusail, no Catar, e diretor do Monitor do Oriente Médio (Memo). Ele também observou que, devido à desconfiança em relação à mídia latino-americana, muitos imigrantes árabes preferem seguir agências de notícias árabes, que oferecem uma visão mais fiel de suas realidades e das situações que afetam seus familiares.

Outro título lançado nesta semana, Palestina Através dos Milênios – Uma História das Letras, Aprendizado e Revoluções Educacionais, do historiador Nur Masalha, também reforça a importância de compreender o legado histórico da Palestina. Masalha, que integra o Centro de Estudos Palestinos da Universidade de Londres, reside em São Paulo para participar dos lançamentos que vão até quinta-feira, 8 de outubro. Este evento é uma oportunidade para refletir sobre a história e a cultura palestinas, que, segundo a Editora Memo, devem ser vistas dentro do contexto de "cobiça e planos de despovoamento engendrados pelo sionismo desde o final do século 19".

Atual Conflito

A fase atual do conflito Israel-Palestina é marcada por um ataque do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) que resultou na morte de cerca de 1,2 mil pessoas em Israel e na captura de 250 reféns. Este ataque foi uma resposta ao cerco de mais de 17 anos sobre Gaza e à ocupação de territórios palestinos, uma situação que o direito internacional considera ilegal. Em retaliação, Israel lançou bombardeios em Gaza e operações militares na Cisjordânia, resultando na morte de mais de 50 mil palestinos, dos quais cerca de 18 mil são crianças.

Lançamentos das Obras

Os lançamentos das obras ocorrerão em locais diferentes durante a semana:

  • Terça-feira (6), às 18h, no Espaço Cultural e Restaurante Al Janiah, Rua Rui Barbosa, 269, Bela Vista.
  • Quarta-feira (7), às 19h, no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Rua Rego Freitas, 530 – República.
  • Quinta-feira (8), às 18h, Centro de Estudos Palestinos, Auditório da Casa de Cultura Japonesa, na Universidade de São Paulo, Avenida Professor Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária.

Imagens

As informações e imagens utilizadas nesta matéria foram fornecidas pela Agência Brasil.

Pesquisador aponta falta de jornalistas latino-americanos na Palestina

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Prefeitura de Anchieta assina ordens de serviço para reformas esportivas hoje

A Prefeitura de Anchieta promoverá nesta quinta-feira (15), às...

Prefeitura de Cachoeiro amplia oportunidades para MEIs com nova plataforma federal

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim avançou na modernização...

Cultura de Anchieta se destaca no Rio WebFest 2026 com duas indicações importantes

A cultura de Anchieta recebe uma excelente notícia com...

Campeonato Municipal de Futebol de Cachoeiro inicia com diversas goleadas e empates

O Campeonato Municipal de Futebol de Cachoeiro de Itapemirim...

Oktober Fest em Cachoeiro gera R$ 3 milhões e valoriza artistas e empreendedores locais

O 1º Oktober Fest Cachoeiro, promovido pelo Instituto Sustentabilidade...

Perdão de dívidas de MEIs impactará R$ 3 bilhões no orçamento

O Ministério da Fazenda anunciou que o projeto de...

Vistoria das obras na estrada entre Elpídio Volpini e Morro Grande em Cachoeiro

As obras na estrada que conecta o bairro Elpídio...

Gabinete em Ação leva serviços gratuitos à comunidade de Simpatia em Anchieta

A Prefeitura de Anchieta promove nesta quarta-feira (14) o...

Justiça decide que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã dia 20

Justiça do Rio Determina Realização da Semifinal da Copa...