20 de outubro de 2025
InternacionalFalta de jornalistas latino-americanos para cobrir a Palestina

Falta de jornalistas latino-americanos para cobrir a Palestina

Obras em São Paulo Relembram Opressão e Resistência Palestina em Meio ao Conflito Atual

No contexto do ressurgente conflito entre Israel e Palestina, que se intensificou em outubro de 2023, duas obras significativas foram lançadas nesta semana em São Paulo, ressaltando a importância dos relatos históricos e jornalísticos provenientes da própria comunidade palestina. O evento, que ocorre em meio a uma escalada de violência em Gaza e na Cisjordânia, serve como um lembrete da opressão contínua enfrentada pelo povo palestino e da necessidade urgente de contar suas histórias sob suas próprias perspectivas. O pesquisador e autor Ahmad Alzoubi, um dos principais nomes envolvidos nos lançamentos, discutiu como a cobertura jornalística em diversos países da América Latina frequentemente segue narrativas imperialistas, muitas vezes influenciadas por grandes agências de notícias ocidentais, que não refletem a verdadeira situação no terreno.

Na obra Diáspora Palestina na América Latina – Estudos de Mídia e Identidade, Alzoubi critica a escassez de jornalistas latino-americanos capacitados para cobrir a realidade palestina sem a mediação de agências que têm suas próprias agendas. “No território da Palestina, não tem correspondente, nem jornalista brasileiro ou da América Latina [sem o controle de Israel] para fazer a cobertura, ou saber o que aconteceu lá”, afirmou Alzoubi, professor de Jornalismo e Comunicação na Universidade de Lusail, no Catar, e diretor do Monitor do Oriente Médio (Memo). Ele também observou que, devido à desconfiança em relação à mídia latino-americana, muitos imigrantes árabes preferem seguir agências de notícias árabes, que oferecem uma visão mais fiel de suas realidades e das situações que afetam seus familiares.

Outro título lançado nesta semana, Palestina Através dos Milênios – Uma História das Letras, Aprendizado e Revoluções Educacionais, do historiador Nur Masalha, também reforça a importância de compreender o legado histórico da Palestina. Masalha, que integra o Centro de Estudos Palestinos da Universidade de Londres, reside em São Paulo para participar dos lançamentos que vão até quinta-feira, 8 de outubro. Este evento é uma oportunidade para refletir sobre a história e a cultura palestinas, que, segundo a Editora Memo, devem ser vistas dentro do contexto de "cobiça e planos de despovoamento engendrados pelo sionismo desde o final do século 19".

Atual Conflito

A fase atual do conflito Israel-Palestina é marcada por um ataque do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) que resultou na morte de cerca de 1,2 mil pessoas em Israel e na captura de 250 reféns. Este ataque foi uma resposta ao cerco de mais de 17 anos sobre Gaza e à ocupação de territórios palestinos, uma situação que o direito internacional considera ilegal. Em retaliação, Israel lançou bombardeios em Gaza e operações militares na Cisjordânia, resultando na morte de mais de 50 mil palestinos, dos quais cerca de 18 mil são crianças.

Lançamentos das Obras

Os lançamentos das obras ocorrerão em locais diferentes durante a semana:

  • Terça-feira (6), às 18h, no Espaço Cultural e Restaurante Al Janiah, Rua Rui Barbosa, 269, Bela Vista.
  • Quarta-feira (7), às 19h, no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Rua Rego Freitas, 530 – República.
  • Quinta-feira (8), às 18h, Centro de Estudos Palestinos, Auditório da Casa de Cultura Japonesa, na Universidade de São Paulo, Avenida Professor Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária.

Imagens

As informações e imagens utilizadas nesta matéria foram fornecidas pela Agência Brasil.

Pesquisador aponta falta de jornalistas latino-americanos na Palestina

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Atletas capixabas levam orgulho do ES ao Campeonato Brasileiro de Taekwondo

Representantes do Espírito Santo no Campeonato Brasileiro de Taekwondo Seis...

Anchieta abre 80 vagas de emprego em supermercado; confira as oportunidades!

A cidade de Anchieta abre novas oportunidades de trabalho...

Juventus avalia trocar Igor Tudor por Raffaele Palladino em busca de renovo!

Igor Tudor Sob Pressão na Juventus A situação de Igor...

Milan mira Mateo Kovacic do Manchester City: Investida para a próxima temporada!

Milan prepara proposta por Kovacic para a próxima temporada O...

Polícia Civil prende homem e apreende arma em Irupi durante operação na zona rural

Polícia Civil do ES Prende Homem e Apreende Armas...

Luis Enrique defende Chevalier e compara pressão a Donnarumma no PSG!

Luis Enrique rebate críticas a Chevalier O Paris Saint-Germain (PSG)...

Professores readmitidos em salas de leitura após licença médica

Professores Readmitidos Após Licença Médica em Salas de Leitura...

Governador e Ministro Apoiam Nova Fase da Petrobras no Amapá

O Ibama concedeu licença que permite à Petrobras iniciar...

SINE de Anchieta disponibiliza 26 vagas de emprego para novos talentos na cidade

O SINE de Anchieta está oferecendo atualmente 26 vagas...