InternacionalFalta de jornalistas latino-americanos na cobertura da Palestina

Falta de jornalistas latino-americanos na cobertura da Palestina

Lançamento de Obras Reflete a Opressão Palestina e a Necessidade de Registros Históricos

No contexto do intenso conflito entre Israel e Palestina, especialmente a situação em Gaza que se agravou desde outubro de 2023, a capital paulista sedia o lançamento de duas obras fundamentais que abordam a história e a identidade palestina. As publicações, uma delas intitulada Diáspora Palestina na América Latina – Estudos de Mídia e Identidade, são um lembrete da importância de registros históricos e jornalísticos elaborados pelos próprios palestinos. O autor Ahmad Alzoubi, pesquisador e professor de Jornalismo e Comunicação na Universidade de Lusail, no Catar, critica a cobertura midiática predominante em grandes jornais latino-americanos, que, segundo ele, frequentemente reproduz uma narrativa imperialista difundida por agências de notícias da Europa e dos Estados Unidos.

Alzoubi, que analisou conteúdos publicados em países como Honduras, Argentina, Chile, Brasil e El Salvador, defende que não há correspondentes latino-americanos nas terras palestinas, resultando em uma cobertura que carece de profundidade e autenticidade. Ele observa que a comunidade árabe imigrante tende a preferir fontes de informação árabes, refletindo a desconfiança em relação à mídia local. Além da obra de Alzoubi, outra publicação, Palestina Através dos Milênios – Uma História das Letras, Aprendizado e Revoluções Educacionais, do historiador Nur Masalha, será lançada nesta mesma semana, reforçando o compromisso de trazer à luz a narrativa palestina.

A atual fase do conflito entre Israel e Palestina se intensificou com um ataque do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que resultou na morte de cerca de 1,2 mil pessoas em Israel e no sequestro de 250 indivíduos. Em resposta, as forças israelenses realizaram bombardeios em Gaza, resultando em mais de 50 mil palestinos mortos, incluindo cerca de 18 mil crianças, uma situação alarmante que gera condenação no cenário internacional.

Os eventos de lançamento das obras ocorrerão entre os dias 6 e 8 de outubro, em locações estratégicas, incluindo o Espaço Cultural e Restaurante Al Janiah, o Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo e o Centro de Estudos Palestinos na Universidade de São Paulo. A Editora Memo é responsável por trazer ao público estas obras, que são parte fundamental do entendimento da história e cultura palestina.


Programação de Lançamentos:

  • Terça-feira (6): 18h, Espaço Cultural e Restaurante Al Janiah, Rua Rui Barbosa, 269, Bela Vista.
  • Quarta-feira (7): 19h, Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Rua Rego Freitas, 530, República.
  • Quinta-feira (8): 18h, Centro de Estudos Palestinos, Auditório da Casa de Cultura Japonesa, Universidade de São Paulo, Avenida Professor Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária.

Imagem disponibilizada por Agência Brasil.

Pesquisador aponta falta de jornalistas latino-americanos na Palestina

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Cachoeiro avança em ações de limpeza urbana na Avenida Francisco Lacerda de Aguiar

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim intensificou suas ações...

Rio registra aumento de 43% em medidas protetivas em 2026

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ)...

Candidaturas do PSB e PDT na coligação de Ferraço para as eleições 2026

As eleições se aproximam e as estratégias dos partidos...

Pé-de-Meia inicia pagamento da quinta parcela nesta segunda-feira

Estudantes do Programa Pé-de-Meia Recebem Quinta Parcela de Incentivo...

CRAS em Movimento: serviços e saúde para moradores de Coutinho em Cachoeiro

Na última sexta-feira (21), o CRAS Itaoca Pedra promoveu...

Marataízes registra 105 casos de varicela desde julho; 84 curados

Marataízes registra 105 casos de varicela em boletim epidemiológico MARATAÍZES...

Banco do Brasil aprimora app com IA e personalização para clientes

Banco do Brasil Lança Novo App com Recursos de...

Marataízes comemora destaque no Dia D de Multivacinação em agosto

Marataízes alcança destaque na vacinação de crianças e adolescentes A...

Cachoeiro aplica 2.908 doses de vacinas e se destaca na campanha de multivacinação

Cachoeiro de Itapemirim obteve um expressivo resultado no Dia...