Fábio Klier brilha nos Jogos Universitários Brasileiros e abre caminho na carreira de tiro com arco
Em sua estreia histórica nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de Natal, Fábio Klier não apenas conquistou a medalha de ouro na categoria arco recurvo masculino, mas também desafiou as expectativas sobre seu percurso no esporte. Ao contrário do que se costuma ver, foi o jovem de 21 anos quem apresentou seus pais ao tiro com arco, transformando a dinâmica familiar em um verdadeiro time. Enquanto o pai apoiava nas primeiras etapas de aprendizado, a mãe, professora de educação física, passou a ser sua técnica. Juntos, mesmo à distância, torceram pelo desempenho do filho, que fez a alegria da família com uma vitória em sua primeira participação na competição.
Fábio cursa o sétimo período de engenharia da computação na PUC-MG e tem adaptado sua rotina de estudos para garantir espaço para os treinos. “Na faculdade é até um pouco mais fácil, porque você consegue mudar os horários do seu semestre, para encaixar na sua rotina de treino”, explica. Essa flexibilidade tem sido essencial, especialmente após a conclusão da escola, permitindo que ele se dedique ainda mais ao tiro com arco. Klier vem acumulando conquistas, incluindo um ouro em Buenos Aires em 2023 e uma medalha de bronze em Guayaquil.
Com o desejo de competir nas Olimpíadas como combustível, o jovem atleta vê na carreira do campeão brasileiro Marcus Vinícius D’Almeida uma inspiração. “Agora estou na categoria adulta, faço competições com ele, contra ele, então a gente acaba desenvolvendo um vínculo”, conta Fábio, que almeja participar das próximas edições dos JUBs tanto individualmente quanto em dupla.
Os Jogos Universitários de Natal marcaram a estreia do tiro com arco na competição, incluindo eventos para as categorias individual feminina e masculina do arco recurvo, além da dupla mista e do arco composto.
Verônica Dalcanal viajou a Natal à convite da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU).
Campeão na estreia do tiro com arco no JUBs Natal, Fábio Klier se espelha na carreira do atual campeão brasileiro Marcus Vinícius D’Almeida, que representou o país ano passado na Olimpíada de Paris – Célio Júnior/CBDU/Direitos Reservados.
Fabio Klier é ouro no tiro com arco na estreia da modalidade no JUBs
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes