22 de outubro de 2025
Governo ESEvento no Parque Cultural Casa do Governador marca Dia Estadual da Primeira...

Evento no Parque Cultural Casa do Governador marca Dia Estadual da Primeira Infância


A criança como foco de políticas públicas no Espírito Santo. É com essa perspectiva que o Governo do Estado, por meio Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), promoveu, nesta terça-feira (11), o evento “A Primeira Infância no Parque Cultural Casa do Governador”, em comemoração ao Dia Estadual da Primeira Infância, instituído pela Lei nº 11.346/2021.

A legislação coloca a pauta da primeira infância no calendário oficial do Estado, como forma de motivar a construção de um olhar contemporâneo sobre a temática, para que o cuidado com o desenvolvimento infantil possa ocupar a centralidade das decisões.

O encontro e as atividades propostas para as crianças buscaram simbolizar o compromisso do Governo do Estado com a infância e dar a centralidade que a temática merece. O governador Renato Casagrande e a primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande, participaram do evento.

“Nesse Dia Estadual da Primeira Infância, estamos recebendo diversos municípios que têm o Programa Criança Feliz aqui, que promove a integração das políticas de proteção às crianças. Além de discutir as políticas públicas para a primeira infância, é bom também darmos a elas a oportunidade de aproveitarem um dia de diversão aqui no Parque Cultural Casa do Governador”, disse Casagrande.

A primeira-dama é uma das maiores apoiadoras do evento: “Quando vejo essa criançada eu me transporto. Assistir a um coral lindo desses. Até as crianças que estavam correndo e brincando pararam para ouvir. Dou as boas-vindas a todos ao Parque, que comemorou um ano de atividades. Na primeira vez que eu vim fiquei encantada. Então decidimos abrir esse espaço para a população. Aos domingos fica aberto às famílias e às terças e quintas para a visitação de escolas”, convidou Maria Virgínia.

Para além da alusão à data, o evento também nasce do contexto da implantação do Plano Estadual da Primeira Infância (Pepi). Lançado em 2022, o plano é um instrumento de estruturação de políticas públicas voltadas para crianças entre zero e seis anos de idade, e vai orientar a construção dos planos municipais da primeira infância capixaba. Isso garantirá às crianças e suas famílias, o fortalecimento de vínculos e a promoção do desenvolvimento infantil.

Estudos sobre os impactos de políticas públicas voltadas para a infância apontam que os investimentos do poder público, com foco na primeira infância, podem produzir grandes transformações sociais, uma delas é a quebra de ciclos de pobreza e vulnerabilidade.

A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, reafirmou a importância da primeira infância como base de uma política pública.

“A pobreza é uma construção histórica e, consequentemente, tem reflexos geracionais. Os ciclos de pobreza que impedem que famílias saiam da vulnerabilidade, são consequência, entre outros fatores, da falta de oportunidade e do acesso aos direitos básicos. Dessa forma, criar as condições para que as pessoas, desde o nascimento, possam desenvolver toda sua potencialidade é o que pode permitir vivermos em uma sociedade mais justa e um futuro melhor”, salientou a secretária.

Já o subsecretário de Articulação de Políticas Intersetoriais, Ted Conti, responsável pela implantação e expansão do Pepi no Espírito Santo, acredita que eventos como esse, ajudam no processo de sensibilização e podem ajudar a expandir a adesão e os resultados do plano nos municípios. “É crucial que as famílias e a sociedade capixaba identifiquem o papel do poder público nesse processo e também se sintam incitadas a participar de maneira ainda mais intensa”, pontuou.

Para o evento, foram convidadas crianças de 0 a 6 anos de todos os 78 municípios capixabas. Além dos pequenos, um de seus responsáveis legais, um representante da equipe técnica e os gestores das secretarias municipais de assistência, também estiveram presentes.

As atrações lúdicas e culturais que envolveram os convidados ficaram a cargo da Classe de Vivências Musicais, do Projeto Música e Artes, da Associação Alef Bet e do espetáculo circense “Do asfalto ao Morro de Deus e do Povo, eu sou o Circo”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Setades
Ana Luiza Freitas e Samyra Ferreira
(27) 3636-6803
anafreitas@setades.es.gov.br / samyralobino@setades.es.gov.br

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil prende homem de 84 anos foragido por latrocínio desde 1991

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Foragido da Justiça...

Coreia do Norte lança míssil balístico em direção ao mar leste.

Coreia do Norte dispara míssil balístico rumo ao leste...

Capixabas representam o ES no Campeonato Internacional de Jiu-Jitsu no RJ

Atletas Capixabas Representarão o Espírito Santo no Rio Spring...

Polícia Civil e PM realizam operação em Guaçuí e apreendem revólver na zona rural

Polícia Civil e Militar deflagram operação e apreendem arma...

SINE de Anchieta oferece 27 vagas de emprego para interessados nesta semana

O Sine de Anchieta anunciou a abertura de 27...

Polícia Civil de Guaçuí Cumpre Mandados e Prende Homem e Adolescente

Polícia Civil do Espírito Santo Realiza Operação em Guaçuí...

Atlético-MG empata com Del Valle na Sul-Americana com gol de Dudu

Atlético-MG arranca empate heroico contra Independiente del Valle nas...

Torcedores do Arsenal Rejeitam Prêmio a Gyökeres: “Gabriel Magalhães Foi Superior!”

Torcedores do Arsenal questionam prêmio de melhor em campo...

Anchieta promove Ciclo do Projeto Lidera+ para fortalecer lideranças municipais

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria da...