Título: Estados Unidos Revogam Visto do Presidente Colombiano Gustavo Petro Após Manifestação Pró-Palestina
Os Estados Unidos anunciaram, nesta semana, a revogação do visto do presidente da Colômbia, Gustavo Petro. A decisão, divulgada nas redes sociais do Departamento de Estado, ocorreu após o líder colombiano participar de uma manifestação pró-Palestina em Nova Iorque, onde presidiu a 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Em um comunicado, o governo dos EUA justificou a revogação citando comportamentos “imprudentes” de Petro, que, segundo a administração Biden, teriam incitado à insubordinação dos soldados norte-americanos e à violência.
Durante o ato, Petro fez fervorosas declarações a respeito da situação em Gaza, apoiando a ideia de uma ação global para “libertar os palestinos da guerra” contra Israel. A repercussão dessas afirmações parece ter motivado a rápida ação do governo americano, que considerou a postura do presidente colombiano como uma violação de princípios diplomáticos.
Após retornar à Colômbia no último sábado (27), Gustavo Petro se manifestou sobre a revogação de seu visto, afirmando que os Estados Unidos não respeitam as normas de direito internacional e a imunidade da ONU. Em seu discurso, o presidente não demonstrou preocupações com a perda do visto, ressaltando que ainda pode viajar aos EUA por meio de um ESTA, uma autorização de viagem que não requer visto. “Não me importo. Não preciso de visto, apenas de um ESTA, porque não sou apenas um cidadão colombiano, mas também um cidadão europeu”, declarou.
Além disso, Petro fez uma análise crítica da situação internacional, afirmando que o visto foi cassado como represália por sua condenação ao “genocídio” na Palestina. “A humanidade deve ser livre em todo o mundo. Temos o direito humano de viver no planeta”, acrescentou, enfatizando sua posição em favor da liberdade de todos os seres humanos.
Essa decisão dos EUA e as declarações de Petro levantam questões sobre as tensões diplomáticas na região e o papel que líderes globais desempenham em debates internacionais sobre direitos humanos.
Estados Unidos revogam visto do presidente da Colômbia
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional