InternacionalEmbaixador do Irã destaca potencial do Brics na ordem global

Embaixador do Irã destaca potencial do Brics na ordem global

Embaixador do Irã no Brasil Defende o Papel do Brics na Nova Ordem Internacional

Na sede da Embaixada do Irã em Brasília, o embaixador Abdollah Nekounam enfatizou, nesta quinta-feira (26), o papel dos países membros do Brics na busca por uma melhoria na ordem internacional. Em suas declarações, Nekounam expressou gratidão ao governo brasileiro e ao bloco por condenarem os recentes ataques de Israel e dos Estados Unidos aos investimentos no programa nuclear iraniano. “O Brics não existe somente para publicar declarações, mas para criar esse novo caminho”, afirmou o diplomata, sublinhando que a plataforma deve ir além da retórica e se concentrar em ações que abordem as lacunas e incapacidades globalmente reconhecidas.

O embaixador destacou que a colaboração entre os membros do Brics, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, é essencial para promover mudanças significativas na estrutura da ordem internacional. Em sua visão, as interações entre esses países têm o potencial de formar um novo paradigma de cooperação que respeite as soberanias nacionais e promova a paz. “Precisamos dessas mudanças”, acrescentou Nekounam, indicando que o bloco possui um potencial oculto que deve ser explorado para resolver problemas globais.

Visita ao Brasil

Quando questionado sobre a participação do presidente iraniano, Masud Pezeshkian, na próxima cúpula de líderes do Brics, agendada para julho no Rio de Janeiro, o embaixador afirmou que o assunto está sendo cuidadosamente planejado, garantindo que “estamos seguindo nossas programações”.

Vistorias Suspensas

Nekounam também confirmou que o Irã decidiu suspender temporariamente as vistorias da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) às suas instalações nucleares. Ele argumentou que a proteção de informações sensíveis relativas ao programa nuclear e aos cientistas do país é uma questão de soberania nacional, reafirmando que “sabemos que há informações sobre nossos programas e também sobre os cientistas nucleares.”

Essas declarações refletem o atual clima de tensões geopolíticas e o papel que o Irã, junto a outros membros do Brics, aspira assumir em um cenário internacional cada vez mais complexo.

Imagem: Agência Brasil

Embaixador do Irã diz que Brics pode melhorar ordem mundial

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Cachoeiro enfrenta nova dinâmica eleitoral com mudanças entre candidatos em 2026

A cidade de Cachoeiro de Itapemirim, tradicional reduto eleitoral...

Inscrições abertas para eleição do Conselho de Política Cultural de Piúma

Inscrições Abertas para o Conselho Municipal de Política Cultural...

Candidatos da Serra buscam vagas na Assembleia e Câmara em eleições acirradas

No maior colégio eleitoral do Espírito Santo, a Serra,...

TRE-ES barra candidatura de Gilvan da Federal após condenação por violência política

O deputado federal Gilvan da Federal (PL) foi condenado...

Iriri e Anchieta se preparam para 10 dias de festival de frutos do mar

Iriri, uma das joias do litoral capixaba, já se...

Inscrições abertas para a Bolsa-Atleta em Piúma até 07 de outubro!

inscrições abertas para o bolsa-atleta piumense A Prefeitura de Piúma,...

Prazo para inscrições do Edital Cultural em Cachoeiro é prorrogado até 7 de outubro

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Taxa de desocupação cai para 5,3% e taxa de subutilização é de 13,1% em agosto

A taxa de desocupação no Brasil, no trimestre de...

Fundo de Campanha no Espírito Santo: PL e PT em disputa por recursos eleitorais

No Espírito Santo, a distribuição de recursos do Fundo...