EducaçãoEducação ambiental no DF: campanha ensina sobre desastres climáticos

Educação ambiental no DF: campanha ensina sobre desastres climáticos

Campanha Nacional #AprenderParaPrevenir envolve alunos e educadores em Brasília no enfrentamento de emergências climáticas

Nos dias 10 e 11 de outubro, Brasília foi palco da 9ª edição da Campanha Nacional #AprenderParaPrevenir: Cidades sem Risco, uma iniciativa que mobilizou alunos, educadores e comunidades em torno da educação e prevenção de desastres. Encabeçada pelo Ministério das Cidades, a campanha visa capacitar comunidades vulneráveis para reconhecer e agir em situações de risco diante das mudanças climáticas. Com a participação ativa de cerca de 30 mil estudantes, a proposta busca fortalecer a atuação integrada entre instituições públicas, comunidades e espaços educativos, promovendo o conhecimento necessário para enfrentar desafios socioambientais.

Em nota oficial, o Ministério das Cidades destacou que a campanha tem como meta desenvolver iniciativas locais que ampliem a capacidade de prevenção de desastres. “A iniciativa estimula o desenvolvimento de campanhas locais de redução de riscos de desastres no território onde vivem, ampliando a capacidade de prevenção e resposta antes que emergências ocorram”, afirmou. Durante os dois dias de programações, os participantes participaram de diálogos e oficinas, onde puderam elaborar propostas práticas de mobilização voltadas para a prevenção.

Segundo a pasta, a prevenção de desastres é uma responsabilidade que deve ser cultivada no cotidiano das comunidades por meio da informação, educação e mobilização coletiva. O objetivo é não apenas capacitar os habitantes, mas também transformar o conhecimento em ação, contribuindo para a construção de cidades mais preparadas para os riscos climáticos.

A Campanha em Números

A Campanha Nacional #AprenderParaPrevenir, que se estenderá até 2026, atua prioritariamente em 23 municípios brasileiros, engajando diretamente diversas comunidades e impactando a vida de milhares de estudantes. As ações formativas já foram realizadas em estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A iniciativa não apenas integra políticas públicas de educação, ciência e desenvolvimento urbano, mas também se posiciona como um pilar fundamental para a justiça climática em áreas mais vulneráveis do Brasil.

Com uma proposta que reforça o compromisso com a educação e a proteção ambiental, a campanha se apresenta como um modelo de ação conjunta para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e promover uma cultura de prevenção em todo o território nacional.

Campanha em escolas do DF alerta para prevenção de desastre climático

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Flávio Bolsonaro lidera primeiro turno, mas Lula ainda busca reverter a diferença

A disputa presidencial de 2026 se intensifica com o...

Esquerda ganha cadeira na Ales, mas PL se destaca com maior bancada na eleição

A eleição para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo...

Helder Salomão revela falta de estratégia para segundo turno das eleições estaduais

O deputado federal Helder Salomão (PT), que obteve o...

Casagrande e Evair garantem vagas no Senado em disputa acirrada por 10 mil votos

Renato Casagrande (PSB) e Evair de Melo (Republicanos) foram...

Paraná enfrenta apagões em 94 cidades, mas eleições prosseguem

As fortes chuvas que acometem o Paraná afetaram a...

Brasil participa novamente da Copa do Mundo sub-17 feminina em 2023

Seleção Brasileira Feminina Sub-17 é Convocada para a Copa...

Quase 3 milhões de capixabas votam em eleição tranquila com poucas ocorrências

Quase três milhões de capixabas estão aptos a participar...

Irã condiciona reabertura do Estreito de Ormuz a sete exigências

Estreito de Ormuz: Irã impõe condições para reabertura da...

Chuva afeta eleição; Paraná em alerta vermelho por tempestades

Alerta Geral: Chuva e Tempestades Atraem Atenção na Eleição...