A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão de Promoção Social (DPS) realizou, nessa terça-feira (21), um evento na Chefatura de Polícia, em Vitória, em comemoração ao Dia Estadual do Policial Civil. Vários serviços sociais foram prestados para os servidores públicos.
Entre os serviços prestados pela DPS estava: o curso de automaquiagem, aferição de pressão, consulta com nutricionista, balcão de orientação com a DPS, teste de glicemia, mostra de talentos da Polícia Civil, SPA dos pés e das mãos, além dos sorteios de brindes realizados no final do evento.
De acordo com a titular da DPS, delegada Inês Loss, o evento é destinado para o público interno de todas as unidades, para os delegados, investigadores e agentes de polícia. “Fizemos um estudo antes, para verificar quais são as unidades policiais que têm o maior índice de pessoas que procuram a DPS para atendimento. Os profissionais são acolhidos para receberem o atendimento médico, psicológico e social. Com os levantamentos dessas informações foram definidas as delegacias de polícia de Serra, Cariacica e a Central, em Vitória”, explicou.
Segundo a psicóloga da DPS, Inês Cordellari, a Divisão oferece os serviços como atendimento médico, psicológico e serviços sociais. São feitos acolhimentos, atendimentos e encaminhamento para os profissionais civis. “Os serviços prestados facilitam para o policial civil procurar atendimentos psicológicos, pois ainda existe o preconceito de que policial é um super-herói e que não pode demonstrar fragilidade. Porém, ao mesmo tempo ele está exposto, pois lida com as mazelas sociais, desenvolvendo uma série de questões mentais e físicas. Os atendimentos quebram esse estigma mental e aconselhamos a nos procurar o quanto antes e não quando o caso está grave”, informou.
A ação contou com apoio do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol), da Associação dos Escrivães da Polícia Civil do Espírito Santo (Aepes), do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (Sindepes), da Associação dos Agentes de Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (Agenpol) e da Associação dos Peritos Papiloscópicos do Espírito Santo (APPES), do curso de enfermagem da faculdade Multivix de Vitória e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Dia do Policial Civil
No Espírito Santo, o Dia do Policial Civil é comemorado em 12 de junho, conforme previsto no artigo 253 da Lei Estadual 3.400, de 17 de janeiro de 1981. Em outros estados é comemorado em datas distintas.
A data faz referência à morte de Domingos José Martins, herói capixaba que participou como líder da Revolução Pernambucana e foi fuzilado no dia 12 de junho de 1817, no Estado da Bahia. Domingos Martins é o patrono da Polícia Civil do Espírito Santo.
O Decreto 3.031-N, de 07.08.1990, regulamenta a concessão das medalhas do Mérito Policial e do Serviço Policial.
Texto: Brenda Corti, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Informações à Imprensa:
Matheus Zardini / Olga Samara
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111
Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.