25.5 C
Itapemirim
sábado 27 abril 2024

Dia 11 de fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Governo ESDia 11 de fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência


Desde 2015, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização das Nações Unidas (Onu)-Mulheres celebra, no dia 11 de fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. No Espírito Santo, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), promove políticas públicas de incentivo para que mais mulheres e meninas ingressem e se mantenham na pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

“A carreira científica, independentemente da área de estudo, é um desafio para todos. Historicamente falando, para as mulheres esse desafio foi ainda maior. A luta para as pesquisadoras conquistarem o reconhecimento ainda não acabou, mas seguimos trabalhando para que essa realidade mude”, comentou o diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes.

Em 2022, a Fapes lançou um edital inédito e exclusivo para as pesquisadoras do Espírito Santo. A chamada pública ofertou apoio financeiro para as pesquisas científicas coordenadas por mulheres no Estado. O edital 14/2022 – Mulheres na Ciência foi um convite às pesquisadoras para apresentarem propostas de projetos de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e/ou de inovação, nas grandes áreas de conhecimento definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Um investimento de R$ 1,5 milhão.

Com o edital exclusivo para mulheres na ciência, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo busca promover ações afirmativas que estimulem a equidade entre os gêneros, conforme o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Espírito Santo, além de estimular o desenvolvimento de pesquisas lideradas por mulheres no Estado.

“Ao todo, 72 propostas foram submetidas e, atualmente, 45 projetos estão em realização com financiamento da Fapes. A vigência desses projetos segue até novembro deste ano. Sabemos que é um número pequeno e que muito ainda deve ser feito para mudar essa realidade demonstrada pelo estudo do Ipea e da Unesco, mas já é um começo que, no futuro, resultará em um impacto positivo no desenvolvimento do Espírito Santo”, explicou Denio Arantes.

O diretor-presidente da Fundação também contou sobre o planejamento da Fapes em lançar a 2ª edição do edital exclusivo para as mulheres cientistas: “Ainda não temos uma data definida, mas, com toda certeza, lançaremos em 2023 a 2ª edição da chamada pública. Já estamos trabalhando para que isso aconteça”, completou Arantes.

Outra ação da Fundação para incentivar que mais mulheres sigam a carreira científica são as resoluções do Conselho Científico Administrativo da Fapes (CCAF), que são específicas para as mulheres e tratam do advento de prole para bolsistas e pesquisadoras.

Resolução nº 278/2020 estabelece critérios específicos de avaliação da produção técnico-científica de proponentes de projetos submetidos à Fundação, em razão do advento de prole (maternidade), visando a ampliar o período considerado na avaliação da produtividade. A outra Resolução é a de nº 251/2020 aprova a concessão de licença em razão do advento da prole ao bolsista no caso de parto, adoção ou obtenção de guarda judicial para fins de adoção, ocorrido durante o período da bolsa.

Essas Resoluções são utilizadas em editais lançados pela Fapes de fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Alguns exemplos são as chamadas 02/2023 – Taxa de Pesquisa e a 03/2023 – Bolsa Pesquisador Capixaba (BPC), que estão com prazo de submissão de propostas abertos.

Os editais disponibilizam R$ 3,6 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec), no fortalecimento e apoio à comunidade científica capixaba, por meio da concessão de taxas e bolsas com auxílio financeiro mensal para que pesquisadores do Espírito Santo desenvolvam projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

O diretor-presidente da Fapes parabenizou as meninas e mulheres que atuam na pesquisa capixaba. “Parabéns pesquisadoras e pós-graduandas que se dedicam à Ciência, Tecnologia e à Inovação do Espírito Santo. Sabemos que não é uma jornada fácil, mas estamos dispostos a tentar mudar essa realidade e trazer para a CT&I do Espírito Santo mais equidade entre os gêneros”, falou Denio Arantes.

A data

Em 22 de dezembro de 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas estabeleceu o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, que acontece anualmente em 11 de fevereiro, com o objetivo de reconhecer o papel fundamental exercido pelas mulheres e pelas meninas na ciência e na tecnologia. 

A data foi implementada pela Unesco e a Onu-Mulheres, em colaboração com instituições e parceiros da sociedade civil. O Dia é uma oportunidade para promover, de forma plena e igualitária, o acesso à ciência e a participação de mulheres e meninas nessa área. A igualdade de gênero é uma prioridade global da Unesco e o apoio a jovens meninas, a formação e as habilidades plenas para fazer com que as ideias delas sejam ouvidas e impulsionem o desenvolvimento e a paz.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas