24.7 C
Itapemirim
domingo 28 abril 2024

Detran|ES promove ações educativas do Maio Amarelo no Estado

Governo ESDetran|ES promove ações educativas do Maio Amarelo no Estado


O movimento Maio Amarelo começou o mês com várias ações educativas do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) em todo o Estado, desenvolvidas também com a parceria de prefeituras e instituições privadas, com o objetivo de levar a mensagem da prevenção aos acidentes de trânsito para o maior número de capixabas. O movimento completa 10 anos em 2023, com o tema “No trânsito, escolha a vida”, definido na Resolução 980/2022, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).   

Nessa terça-feira (02), o Detran|ES realizou o lançamento do movimento no Estado, com a apresentação de dados estatísticos e a programação do órgão para o mês. O evento, realizado na sede da Autarquia, em Vitória, reuniu servidores, representantes das Polícias Militar (PMES) e Civil (PCES) do Espírito Santo, da Secretaria da Saúde (Sesa), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), das guardas municipais da Grande Vitória e Anchieta, da Eco 101, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e de empresas parceiras.   

Na ocasião, o diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou os impactos dos acidentes de trânsito, que podem, em sua maioria, ser evitados e chamou a sociedade para participar das ações. “As mortes no trânsito continuam crescendo e saltaram 10% de 2021 para 2022, com 826 óbitos no ano passado. Nós precisamos ter intervenções que repercutam no sentido da redução dos acidentes, das mortes e feridos. Se cada um fizer a sua parte, o número de acidentes e mortes no trânsito vai diminuir. Pois a maior parte dos acidentes é causada por imprudência e escolhas erradas por parte do condutor, ciclistas e pedestres. Precisamos lembrar sempre: nenhuma morte no trânsito é aceitável”, afirmou.   

Ufes adere ao Maio Amarelo   

Também nessa terça-feira (02), o Detran|ES participou do hasteamento da bandeira amarela em apoio ao movimento Maio Amarelo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), durante a solenidade que marcou o início das comemorações do aniversário de 69 anos da instituição. Nos últimos anos, a Ufes tem aderido ao movimento Maio Amarelo, em parceria com o Detran|ES, para alertar os estudantes e a sociedade sobre a necessidade de prevenção aos acidentes de trânsito.   

Ações em empresas   

Durante a semana, as atividades educativas foram levadas para as empresas TKE, Morar Construtora e EDP, nos municípios de Vitória, Vila Velha e Serra, com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a necessidade de adotar escolhas seguras no trânsito, tanto para aqueles que trabalham como motoristas quanto para o dia a dia de todos como condutores, ciclistas ou pedestres.   

Atividades educativas em Baixo Guandu   

A equipe de educação do órgão também foi nessa quinta-feira (04) para Baixo Guandu, onde realizou blitz educativa na rua pela manhã, com abordagem de condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres na ação “Atenção pela vida”, em parceria com a Polícia Militar. No período da tarde, a equipe levou o Detranzinho itinerante para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João XXIII, com atividades educativas voltadas para os estudantes.   

Moto e vida em ação em Cariacica   

Com foco no motociclista, o Detran|ES realizou, na manhã desta sexta-feira (05), o projeto “Moto e vida em ação”, no município de Cariacica, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria de Defesa Social, além do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), da Faculdade Emescam e da concessionária Moto Vena.   

O objetivo da abordagem é chamar atenção dos motociclistas, principalmente entregadores, e reforçar a importância da adoção de condutas mais seguras no trânsito, englobando aspectos relacionados à educação para o trânsito, aos cuidados com a saúde e à manutenção preventiva e corretiva das motocicletas, para evitar a ocorrência de acidentes e salvar vidas. 

Municípios lançam programação do mês   

Representantes do Detran|ES participaram, durante a semana, da abertura do movimento Maio Amarelo nos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória, que apresentaram as atividades programadas para conscientizar a população e chamar a todos para contribuir para um trânsito seguro e, assim, diminuir o número de acidentes e mortes.   

O movimento Maio Amarelo foi lançado nessa quarta-feira (03), em Cariacica; na quinta-feira (04), na Serra; e, na sexta-feira (05), em Vila Velha e em Vitória.   

Curso de Mecânica   

Na próxima semana, o Detran|ES realizará as aulas da 4ª edição do Curso de Mecânica para Mulheres “Faça você mesma”, que tem como foco proporcionar às mulheres o conhecimento necessário para que resolvam problemas corriqueiros em seus veículos, seja no carro ou na moto, como compreender os principais indicadores do painel de instrumentos, noções básicas de verificação do motor, dos freios e fluidos, que é quando o veículo precisa de alinhamento e balanceamento, além de dicas de condução econômica e cuidados diários.    

O curso é dividido em módulos teórico e prático. As aulas serão ministradas pelos técnicos especializados das empresas parceiras na sede Administrativa do Detran|ES, em Vitória, nos dias 08 e 09 de maio, para mecânica básica de veículo de quatro rodas (carro), e, nos dias 10 e 11 de maio, para mecânica básica de veículos de duas rodas (motocicleta), sempre das 13h30 às 17h.   

Confira a lista das selecionadas: 

– Mecânica básica de veículo de quatro rodas (carro) 

– Mecânica básica de veículos de duas rodas (motocicleta)   

Programação   

Durante todo o mês, serão desenvolvidas ações educativas e atividades, em parceria com outros órgãos de trânsito e instituições públicas e privadas. O objetivo é chamar atenção da sociedade para o alto número de acidentes e para a importância da participação de todos, visando à construção da cultura das boas escolhas no trânsito, em todos os 78 municípios capixabas.   

A programação do mês inclui a 4ª edição do Curso de Mecânica Básica para Mulheres, em Vitória, abordagens e palestras educativas em escolas, empresas, blitze em vias públicas em todo o Estado, entre tantas outras atividades. O movimento incentiva também o uso de blusas e camisas amarelas, além da iluminação de locais públicos com a cor amarela.   

Confira a programação do Movimento Maio Amarelo aqui  

Maio Amarelo   

O Maio Amarelo é um movimento internacional criado há 10 anos, com o objetivo de promover uma conscientização da sociedade para a redução de acidentes de trânsito. As atividades realizadas neste mês no Espírito Santo e em todo o mundo têm o objetivo principal de alertar e mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no cotidiano.   

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação do Detran|ES 
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho / Mayara Salles 
imprensa@detran.es.gov.br 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas