23.6 C
Itapemirim
segunda-feira 29 abril 2024

Desarme apresenta resultados de investigações em encontro do Ministério da Justiça e Segurança Pública – Notícias da Polícia Civil ES

PolíciaDesarme apresenta resultados de investigações em encontro do Ministério da Justiça e Segurança Pública - Notícias da Polícia Civil ES

A Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) foi convidada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para representar a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) no evento Reunião de Trabalho sobre Práticas Promissoras na Investigação e Rastreamento de Armas e Munições, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Instituto Sou da Paz. O encontro ocorreu no último dia 07 de dezembro, em Brasília, no Distrito Federal.

O encontro contou também com a participação da chefe da divisão global de tráfico de armas do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), representantes da Polícia Federal e da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O delegado titular da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos, Daniel Belchior, foi convidado pelo secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencarpe, para representar a Desarme e relatar as experiências da delegacia, que têm trazido resultados positivos para a sociedade capixaba, colocando a unidade como referência em âmbito nacional.

Durante o encontro, o delegado Daniel Belchior apresentou os trabalhos realizados pela Desarme, incluindo operações que ocorreram no ano de 2023, como, por exemplo, a “Guarapari Drill”, que prendeu suspeitos de fornecer armas para traficantes, e a “Recall”, responsável por desarticular uma fábrica clandestina de munições, além de divulgar o documento que produziu chamado “Orientação Técnica Acerca de Fuzis de Fabricação Ilícita/Falsificados”.

“O documento que elaboramos se tornou referência em âmbito nacional e alguns estados, como o da Paraíba e do Rio Grande do Sul, pretendem criar delegacias especializadas. A reunião veio com o objetivo de trazer experiências da Desarme para esses estados de forma a implementar boas práticas e também trazer um pouco de nosso estudo para o âmbito federal, desenvolvendo uma interlocução com a Polícia Federal e a Organização das Nações Unidas (ONU), que também estavam presentes”, relatou o delegado Daniel Belchior.

Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária – Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – 

(27) 3137-9024

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

 



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas